Curiosidade: Saiba quais emissoras mais produziram novelas no Mundo

Muitos dizem que o Brasil é o país das telenovelas, e realmente é, em suas respectivas emissoras, seja Globo, RecordTV ou SBT, elas sempre estão entre as maiores audiências do dia, isso é um fato, o brasileiro é um povo bem noveleiro, mas, esse tipo de dramaturgia está presente hoje em dia em praticamente todo o Mundo, nossas produções por exemplo, sejam por meio da Rede Globo ou RecordTV, estão presentes atualmente em diversos países e sempre fazendo um grande sucesso de audiência. Nesta coluna especial, iremos descobrir quais foram as 10 emissoras que mais produziram novelas no Mundo inteiro, confira o ranking: 

10º LUGAR – TVI (Portugal): 59 novelas produzidas

A TVI, atual líder de audiência em Portugal, existe desde 1993, e foi neste ano em que a emissora produziu sua primeira novela, “Telhados de Vidro”, contando com 85 capítulos, mas parece que a empreitada não deu muito certo e a trama não ganhou sucessora. O setor de teledramaturgia da TVI foi reativado em 1999, e desde então foram produzidas 58 novelas, totalizando 59 produções em 25 anos de existência. 

9º LUGAR – Telefé (Argentina): 84 novelas produzidas

A Telefé, que atualmente briga pela liderança de audiência na Argentina, também está na lista de maiores produtoras de novelas do Mundo, apesar de atualmente a emissora apostar mais na produção de séries ou exibição de tramas estrangeiras. A emissora que existe desde 1961, já produziu 84 novelas, aqui pelos brasileiros, as mais conhecidas são “Floribella” e “Quase Anjos”, que teve exibições pela Band no passado. 

8º LUGAR – RecordTV (Brasil): 106 novelas produzidas 

A RecordTV é atualmente a emissora que briga pelo segundo lugar de audiência no Brasil, o canal que é o mais antigo ainda em funcionamento no país, teve sua primeira novela exibida em 1954, assinada por Ivani Ribeiro, uma das maiores autoras da história da dramaturgia brasileira, nos anos 90, sob o comando de Edir Macedo, a emissora passou a produzir tramas em parceria com produtoras independentes, nos anos 2000, o setor de dramaturgia da emissora foi desativado, voltando apenas 5 anos depois, com “A Escrava Isaura”, ao todo, a RecordTV conta com 106 novelas em seu catálogo. 

7º LUGAR – TV Azteca (México): 112 novelas produzidas

A TV Azteca é atualmente a segunda maior emissora de Televisão no México, ao todo, foram produzidas 112 novelas em seus 25 anos de existência, sempre com muito capricho, as novelas da emissora sempre foram bem elogiadas pela crítica local. 

6º LUGAR – Telemundo (Estados Unidos): 114 novelas produzidas

A Telemundo, um dos mais importantes canais de conteúdo hispânico nos Estados Unidos, também se encontra entre as maiores produtoras de novelas do Mundo, entre as produções da emissora, conhecidas pelos Brasileiros, podemos citar “Dona Bárbara”, já exibida pela CNT aqui no Brasil. 

5º LUGAR – Venevisión (Venezuela): 187 novelas produzidas

A Venezuela é o terceiro país do Mundo que mais produz novelas, perdendo apenas para México e Brasil, e a Venevisión, uma das principais emissoras do país, é uma das grandes responsáveis por esse feito, já que das mais de 500 novelas produzidas no país até hoje, pelo 187 são suas. 

4º LUGAR – RCN (Colômbia): 230 novelas produzidas

A Colômbia é o quarto país que mais produz novelas no Mundo, líder isolada neste segmento, a RCN foi responsável por 230 novelas, ou seja, mais da metade de todos os folhetins produzidos no país, além disso, é uma das grandes aliadas da Televisa, já que seus textos sempre foram exportados para o México. Entre as novelas de destaque, podemos falar de “Café com Aroma de Mulher”, exibida pelo SBT no Brasil. 

3º LUGAR – RCTV (Venezuela): 257 novelas produzidas

Apesar de ter perdido o fôlego e espaço nos últimos anos, a RCTV, da Venezuela, ainda continua sendo a emissora líder em produção de novelas no país, atualmente a emissora tem em seu catálogo apenas 1 trama nacional em cartaz. 

2º LUGAR – Rede Globo (Brasil): 292 novelas produzidas

A Rede Globo, terceira maior emissora do planeta, é a segunda maior produtora de novelas no Mundo, desde a sua criação, quase 300 folhetins foram produzidos. Ao contrário da Televisa, líder neste segmento, as novelas da emissora carioca são bem mais elaboradas, contando com muitas cenas externas, ao contrário da Méxicana, então o ritmo de produção de ambas acabam sendo incomparável. 

1º LUGAR – Las Estrellas (México): 785 novelas produzidas

O Las Estrellas, principal canal do México, é o maior produtor de novelas do Mundo, e isso de forma disparada, enquanto a Rede Globo produz cerca de 7 novelas por ano, a emissora mexicana chega a produzir 26 novelas por ano, como aconteceu em 1969 por exemplo, atualmente o ritmo de produção a emissora é mais tímido do que já foi um dia, quando chegou a ter pelo menos 9 horário de novelas diariamente.