Única novela em cartaz no horário nobre do SBT, “A Caverna Encantada” deve sair do ar sendo um dos maiores fracassos históricos da emissora da Família Abravanel. Dados consolidados do Painel Nacional de Televisão (PNT), aferidos pelo Kantar Ibope, mostram que a trama de Íris Abravanel vem perdendo fôlego e anotando índices cada vez menores de audiência em todo país.
Na última semana, o folhetim infantil ficou, pela quinta semana consecutiva, fora do ranking das dez atrações mais vistas do SBT nas 15 regiões metropolitanas com aferição de audiência do Instituto. O desempenho da trama foi tão ruim, que alcançou menos público que reprises exibidas na faixa vespertina, como “Carinha de Anjo” e “Quando Me Apaixono”.
Exibida na faixa das 21h, a novela registrou 2,9 pontos de média e alcançou cerca de 890 mil espectadores, entre os dias 13 e 17 de janeiro no Painel Nacional de Televisão. O índice colocou a trama na lanterna no ranking das atrações mais assistida no período das 18h às 23h59.
Além disso, “A Caverna Encantada” foi apenas a 12ª atração mais assistida da emissora da Anhanguera em todo país, acendendo um sinal de alerta e desgaste para esse tipo de produção. Desde o início de dezembro a novela não aparece entre os dez programas mais vistos do canal.
Para efeitos de comparação, na última semana, “Quando Me Apaixono” foi a novela mais assistida do SBT com 3,2 pontos de média e 954,3 mil espectadores, seguida por “Carinha de Anjo” que cravou 3,0 pontos e uma plateia de 907,4 mil pessoas nas 15 regiões do país. Ambas as produções são reprises e exibidas em horário com menor densidade de público.
Pensando em reverter essa tendência de queda, o SBT vai começar a produzir tramas adultas, mas sem deixar de lado elementos que atraia o público infantil. Porém, essas mudanças só devem ser observadas no segundo semestre deste ano, isso porque, apesar do fiasco, “A Caverna Encantada” terá vida longa na emissora.