As novelas infantis do SBT vem perdendo público constantemente desde o fim de 2019, com uma acentuação drástica na pandemia e desde então nunca mais se recuperou. Foi neste cenário a emissora de Sílvio Santos lançou sua nova aposta para o horário nobre, “A Infância de Romeu e Julieta”, em uma parceria inédita com a Prime Vídeo.

Mas com uma campanha de lançamento coberta de erros, o resultado não poderia ser outro: a nova trama infantil do SBT fracassou. Com o intuito de estancar a queda do horário com “Poliana Moça”, o folhetim não para de perder público e bater uma sucessão de recordes negativos.

Em seis meses, a novela assinada por Íris Abravanel acumula uma queda de 32% na audiência em São Paulo. Passando de 5,6 pontos registrados em seu primeiro mês, para míseros 3,8 pontos no acumulado de novembro, até ontem (15). Com esse resultado, “A Infância de Romeu e Julieta” caminha para mais um recorde negativo mensal.

Essa queda constante das últimas semanas já trazem também reflexos na média geral da história. Até o momento, “Romeu e Julieta” acumula 4,5 pontos na Capital Paulista, sendo esse o pior desempenho de uma novela do SBT desde “Amigas e Rivais”, produzida em 2007 e que registrou 3,6 pontos de média geral apenas.

Caso pare de perder público e volte a crescer, a trama ainda possui chances de superar novelas como “Corações Feridos” (4,6), “Amor e Revolução” (4,8) e “Vende-Se Um Véu de Noiva” (4,9)), outras novelas estão longe do seu campo de visão.

Entre as produções infantis, comparada com “Carrossel”, que abriu essa sequência de tramas em 2012, o SBT já perdeu 64% de sua audiência na Capital Paulista, demonstrando o desgaste junto ao público. A longa duração das histórias e a disponibilidade nas plataformas de streamings, são apontas como uma das principais causas para a queda.

De um modo geral, a situação de “A Infância de Romeu e Julieta” é bastante complicada. Isso porque, das 54 novelas produzidas pelo SBT, até os dias atuais, a trama infantil de Íris Abravanel se encontra no quinto lugar entre as menos assistidas, superando apenas “Uma Esperança no Ar” (3,9), “A Ponte do Amor” (3,8), “Amigas e Rivais” (3,6) e a primeira versão de “Razão de Viver – 1984” (3,5).

Mas se você pensa que o SBT pretende abrir mão da novela por conta dos baixos índices de audiência, se engana. De acordo com informações confirmadas pela emissora, “A Infância de Romeu e Julieta” segue no ar até o segundo semestre do ano que vem. Fica a dúvida quanto a renovação da parceria com o Prime Vídeo.

Baixe a tabela com a média geral de todas as novelas que foram produzidas pelo SBT. Clique aqui

Deixe uma resposta