O SBT exibiu nesta segunda-feira (19), o último capítulo da novela infantil “A Infância de Romeu e Julieta”. De acordo com dados preliminares do Kantar Ibope, o folhetim até empatou na vice-liderança com a Record, mas o desempenho foi o pior final entre as novelas infantis produzidas pela emissora. Além disso, sua média geral terminou no menor patamar desde “Amigas e Rivais” (2007).

De acordo com índices preliminares do Instituto, a novela de Íris Abravanel conquistou 4,5 pontos de média em São Paulo, mesmo resultado alcançado pela Record no confronto. Esse foi o menor patamar registrado em um último capítulo desde 19 de janeiro de 2008, quando “Amigas e Rivais” se despedia de sua programação.

Além disso, com uma média geral de apenas 4,3 pontos em São Paulo, “A Infância de Romeu e Julieta” também alcançou o menor patamar da dramaturgia da emissora em 17 anos. Na ocasião, a releitura de Letícia Dorneles registrou 3,6 pontos de média geral na Capital Paulista.

O desempenho de “Infância de Romeu e Julieta” ainda mostra o desgaste das produções infantis ao longo dos anos. Comparado com “Carrossel” (2012), a emissora já acumula uma queda de 65% em seus índices.

O surgimento de novas plataformas digitais, bem como a longa duração na TV são apontadas como as principais causas para esse desgaste em produções do gênero. Pensando em reverter a situação, o canal tem apostado pesado em “A Caverna Encantada”, que estreou recentemente, mas ainda não decolou diante do público.

Confira o desempenho o último capítulo e a média geral das últimas novelas infantis exibidas pelo SBT:

Novela Último Capítulo Média Geral
Carrossel 14 12,4
Chiquititas 14 11
Cúmplices de Um Resgate 14 11
Carinha de Anjo 14 10,5
As Aventuras de Poliana 9 11,2
Poliana Moça 6 6,2
A Infância de Romeu e Julieta 5 4,3

Deixe uma resposta