Análise: Baixos índices de “Reis” e “Poliana Moça” mostram que o público está mais seletivo que nunca
As novas apostas da RecordTV e SBT, “Reis” e “Poliana Moça”, estão prestes a completar um mês no ar e ainda não conseguiram decolar na audiência. Os números ainda mostram que o público não parou de ver televisão no horário, apenas migrou para outros tipos de conteúdos, se mostrando ainda mais exigente, diante de várias opções de entretenimento.
O SBT por exemplo, esperava obter uma audiência mais competitiva para “Poliana Moça”, visando também figurar na vice liderança do horário, mas até o momento, o que a emissora conquistou foi uma média parcial de 6,3 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão).
Mas essa insistência em “Poliana Moça”, já havia sido alertada diversas vezes e os sinais foram ignorados pela emissora. “As Aventuras de Poliana”, sua primeira temporada, foi um exemplo disso. Registrando médias de 17 pontos em suas primeiras semanas, e saindo do ar com apenas médias de 7 pontos, ficando em terceiro lugar. Dali, a emissora já deveria ter concluído que não cabia uma nova temporada.
A RecordTV, que vez ou outra alterna uma novela inédita com uma reprise, também não soube conquistar o público com “Reis”. Primeiro, que na ânsia de fazer uma estreia antes da TV Globo, a produção bíblica não teve a merecida divulgação, ou no nível que estamos acostumados a ver. Resultado disso: O folhetim mal consegue bater 9 pontos de média no PNT (Painel Nacional de Televisão), e apesar de ser vice líder, esse é um dos piores resultados da emissora, desde “Jezabel”, o que pode também significar um prejuízo enorme para a emissora.
Por motivos diversos e erros que poderiam ser muito bem evitados, RecordTV e SBT colhem agora os frutos de sua falta de planejamento e amadorismo no jeito de fazer televisão. Então, não adianta você ter um baita poder de produção, se não sabe divulga-lo da maneira correta, produzir da maneira correta, e fazer fluir todo o processo de harmonia, que requer numa emissora de Televisão, afinal ela ainda é um hábito.