Apesar da reação na reta final, “Paraíso Tropical” termina com pior média do horário desde “Cobras e Lagartos”

Apesar da reação na reta final, “Paraíso Tropical” termina com pior média do horário desde “Cobras e Lagartos”

A TV Globo exibiu nessa sexta-feira (3), o último capítulo de “Paraíso Tropical”, novela de Gilberto Braga, que estava sendo reprisada na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”. De acordo com dados preliminares do Kantar Ibope, a trama bateu recorde de audiência em São Paulo, mas isso não foi suficiente para reverter sua média geral, que acabou sendo a pior, desde “Cobras e Lagartos” (2014).

Exibida entre 17h34 e 18h29, a novela, estrelada por Alessandra Negrini e Fábio Assunção, conquistou uma média de 17,4 pontos e 36% de participação em share. Sendo esse, seu melhor resultado em toda sua exibição. No horário, venceu a concorrência com folga. A Record foi vice-líder com apenas 6,5 pontos, seguida por Band e SBT com 3,0 e 2,5, respectivamente.

Apesar do excelente resultado em sua reta final, muito em função de herdar boa parte do público que ficou órfão das novelas mexicanas do SBT no horário, “Paraíso Tropical” termina com uma média geral de apenas 13,0 pontos em São Paulo, dois a menos que sua antecessora, “Mulheres Apaixonadas”.

O resultado do folhetim é o pior desde “Cobras e Lagartos”, que em 2014, fechou com apenas 12,4 pontos de média na Capital Paulista. “O Profeta” (2013) e “Sete Pecados” (2010), também completam a lista de fracassos na sessão de reprises, com médias de 11,9 e 12,8 pontos, respectivamente.

Reprisada desde 27 de novembro, “Paraíso Tropical” enfrentou diversos problemas para decolar na audiência e foi apontada como uma das responsáveis pelo fracasso de “Elas Por Elas”, terminada no início de abril. Mas com mudanças promovidas pelo SBT, a trama conseguiu ter uma guinada em seus índices e se livrou de ser o segundo maior fiasco do horário.

Até 18 de março, antes da estreia do “Tá na Hora”, a média geral do folhetim era de 12,2 pontos em São Paulo, média que saltou para 15,1 pontos, desde o lançamento da nova programação da concorrente. Os ótimos resultados também fizeram a novela finalmente cumprir seu papel e impulsionar o horário nobre da emissora.

Mas a reação não foi o suficiente para fazer a Globo cumprir seu cronograma inicial com a novela. Com previsão de 135 capítulos, a trama encerra sua passagem na emissora com 114, causando a antecipação da estreia de “Alma Gêmea”.

O folhetim, assinado por Walcyr Carrasco em 2005, sendo um dos maiores fenômenos da carreira do autor, terá a missão de manter os índices crescentes de audiência e assim promover um efeito cascata em todo horário nobre da Globo.

Confira a média geral das últimas novelas no “Vale a Pena Ver de Novo”:

Paraíso Tropical 13,0
Mulheres Apaixonadas 15,0
O Rei do Gado 17,3
A Favorita 15,7
O Clone 15,4
Tititi 14,5
Laços de Família 18,8
Eta Mundo Bom 21,6
Avenida Brasil 18,7
Por Amor 17,8
Cordel Encantado 15,9
Belíssima 13,7
Celebridade 13,8
Senhora do Destino 18,0
Cheias de Charme 16,7
Anjo Mau 14,5
Caminho das Índias 14,1
O Rei do Gado 17,4
Cobras e Lagartos 12,4

Deixe uma resposta