Site CTV

Fique por dentro dos bastidores da TV, audiências, novidades sobre famosos, cinema, música e tudo sobre o mundo do entretenimento. Notícias atualizadas e exclusivas

TV Internacional

Censura retira série do ar na Turquia

Conhecida por suas produções de alto nível e histórias envolventes, a Turquia se tornou uma referência mundial em dramaturgia, mas o que muitos não sabem é que no país ainda há censura e o governo controla absolutamente tudo que vai para o ar na televisão. Nesta semana, o público do país intercontinental foi pego de surpresa após uma decisão judicial estabelecer a suspensão da exibição de uma série recém-lançada.   

De acordo com informações divulgadas pela imprensa local, a RTÜK, agência estatal turca que monitora, regula e sanciona transmissões de rádio e televisão na Turquia, determinou a suspensão das gravações e a retirada do ar da série “Sakir Pasa Ailesi: Mucizeler ve Skandallar”, que na tradução livre para o português seria ‘Família Şakir Pasha: Milagres e Escândalos’.

Segundo a imprensa local, a decisão veio após a denúncia de um dos do escritor Cevat Şakir Kabaağaçlı reagir negativamente a produção, que é baseada na história real de sua família. “No processo que abrimos contra a série, que é um sério ataque à reputação e honra de nosso bisavô Şakir Pasha e nosso avô Cevat Şakir Kabaağaçlı e nossa família, e que se transformou em um assassinato de reputação de nossos avós de maneira irreal e injusta sob o nome do roteiro”, declarou.

O órgão regulador ainda afirmou em sua decisão que o conteúdo da trama vai na contramão dos valores nacionais e morais da sociedade, baseado nos preceitos de proteção da família. A Turquia é um país governado por um ultraconservador de direita e essa não foi a primeira vez que o Governo tentou censurar uma produção de televisão.

Nas redes sociais, diversos internautas reclamaram da decisão do órgão de retirar a produção do ar. Alguns usuários ainda chegaram a sugerir para a produtora que altere o nome dos personagens para que a censura volte a permitir a exibição da trama.

A Medyapim Resmi, responsável pela produção do folhetim, disse que irá recorrer da decisão. Apesar disso, acatou a decisão judicial e retirou parte do material de divulgação da trama de suas redes oficiais.