Com audiência irrelevante e sem repercussão, RedeTV! completa 24 anos sem motivos para comemorar
Lançada em 15 de novembro de 1999, a RedeTV! está completando 24 anos nesta quarta-feira, feriado de Proclamação da República. A emissora de Osasco, fundada pelos empresários Amilcare Dallevo Jr e Marcelo de Carvalho, que um dia chegou a ser um canal de televisão relevante para o público, com diversas atrações de sucesso, hoje enfrenta uma série de dificuldades de audiência e para se manter no ar arrenda quase metade de sua programação diária.
Ao longo dos anos, a RedeTV! buscou se diferenciar e sempre se mostrar uma nova opção de programação, frente aos grandes canais. Diante disso, diversos programas de formatos populares foram lançados. Os três mais tradicionais resistem até hoje: “A Tarde é Sua”, “TV Fama” e “Superpop”, não por um acaso, são as principais audiências da emissora.
A RedeTV!, ao longo dos seus 24 anos, foi pioneira na história da televisão brasileira, mudando a forma de fazer humor com o “Pânico na TV”, que tornou febre há duas décadas, se tornando líder de audiência na emissora e atingindo feitos históricos de liderança.
Mas depois dessa fase de grandes investimentos, a emissora começou a enfrentar diversos problemas financeiros, que a colocou em maus lençóis. Por conta disso, a RedeTV! iniciou um processo de arrendamento de sua programação para conseguir fechar as contas no azul.
O resultado disso, foi o lançamento de atrações de conteúdo duvidoso e por diversas vezes considerados apelativos para o público, tirando esse prestígio daquela que era a quinta emissora mais assistida do país. Com os tropeços na programação, a TV Cultura logo assumiu seu posto e complicou ainda mais a situação da emissora.
Em 2020, com a pandemia do Covid-19, veio seu maior tombo. Adotando uma linha editorial completamente negacionista, indo de encontro aos interesses do Governo Federal na época, a RedeTV! nunca mais foi vista com os mesmos olhos pelo público.
Hoje em dia, o canal sofre para pontuar no Ibope com qualquer atração. De acordo com dados do Instituto, não são raros os momentos em que a emissora disputa a preferência do público com emissoras nanicas como Record News, Rede Vida e TV Aparecida.