Sendo uma das cotada para substituir “Paraíso Tropical” na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”, a novela “Salve Jorge” foi reclassificada pelo Ministério da Justiça, como inadequada para menores de 14 anos. Com isso, a produção, assinada por Glória Perez, recebeu a recomendação para ser exibida na TV Aberta, a partir das 21 horas. O cumprimento da regra é facultativo.

No despacho, o coordenador Eduardo de Araújo Nepomuceno, alegou que foram encontradas existência de conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída. “Tais como: erotização (14), estigma ou preconceito (14), prostituição (14), nudez (14), relação sexual (14), morte intencional (14), exploração sexual (14), estupro ou coação sexual (16), descrição do consumo ou tráfico de droga ilícita (14) e produção ou tráfico de droga ilícita (16)”, constatou.

A decisão é válida para toda a obra estrelada por Nanda Costa e Rodrigo Lombardi, que conta com 179 capítulos em sua versão original, transmitida pela TV Globo em 2013. Antes, o folhetim era considerado como impróprio para menores de 12 anos.

Em sua decisão, o Ministério da Justiça ainda levou em consideração a NOTA TÉCNICA Nº 13/2024/CPCIND/SENAJUS/MJ, que identificou disparidades de conteúdo, considerando a antiga classificação indicativa do folhetim.

Vale a Pena Ver de Novo

A reclassificação do MJ não impede que a Globo reprise a novela no “Vale a Pena Ver de Novo”, sua faixa de reprise às 17h. Portanto, a trama continua no páreo para ser a substituta de “Paraíso Tropical”, a partir de junho desse ano.

A novela, disputa o posto com “O Outro Lado do Paraíso”, “A Dona do Pedaço”, ambas de Walcyr Carrasco e também com “Páginas da Vida”, grande clássico de Manoel Carlos. A decisão da emissora deve sair em breve.

“Salve Jorge”

“Salve Jorge” conta a história de Morena (Nanda Costa), uma garota que vive no Complexo do Alemão. Mãe muito cedo, a jovem usa sua garra e coragem para criar seu filho ao lado de sua mãe. O folhetim tem como pano de fundo, o tráfico de pessoas, em que a mocinha acaba se tornando uma das vítimas.

Com um elenco numeroso, “Salve Jorge” contou com estrelas como Giovanna Antonelli, Carolina Dieckamann, Claudia Raia, Totia Meirelles, Paloma Bernardi, Vera Fischer, Flávia Alessandra, Murilo Rosa, entre outros.

A novela teve dificuldades para decolar na audiência e fechou com apenas 34 pontos de média geral na Capital Paulista, sendo um resultado considerado razoável para os padrões da época, mas considerado um tombo grande com relação ao fenômeno de “Avenida Brasil”, sua antecessora que ficou com 39 pontos de média geral. Pelo mundo, a novela foi um grande sucesso e foi exportada para diversos países da Europa, Ásia e América Latina e Central.

 

Deixe uma resposta