Assim como vem acontecendo com praticamente toda a programação do SBT, o “Programa do Ratinho”, que até um tempo atrás era um dos principais pilares do SBT, vem sendo um dos maiores prejudicados com essa perda de público. De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, a atração perdeu quase 600 mil espectadores no período de um ano, e agora vê sua vice liderança ir pelo ralo em 2020.
Em novembro do ano passado, também concorrendo com “A Fazenda”, o programa já havia ficado na terceira colocação com 7,5 pontos de média, enquanto a concorrente obteve 8,0 pontos de média, com o seu programa de confinamento, uma diferença relativamente pequena de apenas cinco décimos, mas enquanto a concorrente esse ano disparou, o programa do SBT perdeu ainda mais público e hoje não oferece ameaça nenhuma ao segundo lugar da RecordTV.
Até o momento, neste mês de novembro, a atração comandada por Carlos Massa, acumula apenas 4,8 pontos de média na Grande São Paulo, índice que é quase três vezes menor ao obtido pela segunda colocada, a RecordTV, que no período anotou 14,0 pontos de média, exibindo “Jesus” e “A Fazenda”.
Diante dos péssimos índices apresentados pela atração, o SBT já cogita realizar mudanças no programa, que por falta de concorrência acabou se acomodando e hoje paga por isso, com índices de audiência cada vez mais baixos.