Em 2021, o consumo de Televisão Aberta no país caiu 8,2%, na Grande São Paulo, considerando o mesmo período do ano passado e a média das seis principais emissoras do país: TV Globo, RecordTV, SBT, Band, TV Cultura e RedeTV!. Se em 2020, elas somavam 31,6 pontos da média, entre 7h e 23h59, agora esse índice ficou em 29,0 pontos, este ano, ficando pela primeira vez abaixo dos 30 pontos, o consumo das principais redes de televisão do país.
A TV Globo foi a rede que mais perdeu audiência, passando de 15,6 pontos de média no ano pandêmico de 2020, para apenas 14,2 pontos na Grande São Paulo, entre 7h e 23h59, registrando uma queda de 9% em seus índices, puxados principalmente por suas faixas de novelas, que registraram queda brusca nos índices, especialmente no segundo semestre.
O SBT também foi uma emissora que perdeu bastante público e se distanciou ainda mais da RecordTV, sua principal concorrente. Dados consolidados do Kantar Ibope, mostram que a emissora de Sílvio Santos ficou com 5,0 pontos de média em São Paulo, uma queda de 13,8%, comparados com os 5,8 pontos registrados em 2020.
Na contramão de todas as concorrentes, a RecordTV foi a única que conseguiu manter sua audiência estável em 2021, finalizando o ano com 6,2 pontos de média em São Paulo, mesmo índice registrado no ano passado. O sucesso do “Jornal da Record”; “Gênesis”; “Quando Chama o Coração” e “A Fazenda”, foram primordiais para este resultado.
A Band oscilou negativamente e ficou com 2,1 pontos de média, ante 2,2 pontos no ano anterior, a TV Cultura também oscilou de 1,0 para 0,9 ponto de média, enquanto a RedeTV! se manteve na sexta colocação com 0,6 ponto de média, ante 0,8 ponto registrado no ano anterior.