Em cinco anos, novelas do SBT acumulam queda de até 66% e preocupam direção

Em cinco anos, novelas do SBT acumulam queda de até 66% e preocupam direção

O SBT segue enfrentando dificuldades para emplacar na audiência. Desde a pandemia, quando a emissora praticamente encerrou suas atividades por um ano inteiro, os números nunca mais foram os mesmos, especialmente em São Paulo, principal cidade do país e tida como referência para os investimentos do Mercado Publicitário.

As novelas da emissora, que até então era o carro-chefe de sua programação, caíram no mais absoluto ostracismo e hoje praticamente todos os horários destinados a esse tipo de produção ocupam a terceira posição segundo dados divulgados pelo Kantar Ibope.

Para se ter uma noção do quanto a emissora desidratou na questão de sua audiência, em cinco anos, a queda em alguns horários ultrapassa a casa dos 66%, ou seja, de cada 5 pessoas, pelo menos 3 abandonaram as produções da emissora.

No último dia 30 de maio, “A Infância de Romeu e Julieta”, principal e única produção inédita feita pela emissora, registrou somente 5,2 pontos de média na Grande São Paulo, resultado que representa uma queda de 66,2%, comparado com o mesmo período de 2018, quando “As Aventuras de Poliana” registrava 15,4 pontos no auge desse tipo de novela no canal de Sílvio Santos.

Há de se registrar que a concorrência também perdeu público nesse período, a RecordTV viu sua audiência diminuir 22,7% nos últimos anos, enquanto a Globo perdeu 21,3% do público em seu principal horário, porém, são quedas bem mais suaves que os apresentados pela terceira maior emissora país.

Todo esse revés enfrentado pela emissora tem despertado a preocupação da direção da emissora, especialmente com relação a “Romeu e Julieta”, novela que eles estavam apostando no sucesso. Mas é bom ressaltar que o problema de audiência enfrentado pelo SBT atinge todos os setores da emissora, sem distinção.

Outros Horários

Ainda no horário nobre, “Cúmplices de Um Resgate” apresentou média de 4,9 pontos na última terça-feira (30), uma redução de incríveis 58,5% na maior metrópole do país, comparado com “Chiquititas” que em 2018 registrava 11,8 de média no período.

As tramas mexicanas do SBT também perderam fôlego e hoje em dia não oferece quase nenhum risco a RecordTV, que deveria ser sua principal concorrente no horário. O que vemos é uma disputa acirrada com a Band para manter pelo menos o bronze (que nem sempre vem).

Em 2018, com a reprise de “Coração Indomável”, o SBT registrava médias de 8,4 pontos, resultado que ficou 51,2% menor com a atual reprise de “Sortilégio”. No segundo horário, houve uma redução de 37,3% no Ibope, na comparação de “Amanhã é Para Sempre” (2018) e “Três Vezes Ana” (2023), em números absolutos, o horário passou de 7,5 para 4,7 pontos apenas.

Deixe uma resposta