O SBT vem enfrentando desde o ano passado um grave crise de audiência que vem afetando absolutamente todos os horários, seja pela manhã, tarde, noite, madrugada e finais de semana, tudo na rede de Sílvio Santos perdeu público ao longo do ano passado. Essa queda pode ser atribuída a falta de produção da emissora, que devido a pandemia do novo coronavírus, foi uma das redes que menos produziu ao longo dos últimos meses, e também pela falta de novidades na programação.
A crise na audiência do canal ganhou um novo capítulo nesta semana, em que sua maior audiência nacional, segundo revelado pelo Kantar Ibope, foi um folhetim estrangeiro, “Quando Me Apaixono”, que desbancou toda a programação da emissora, inclusive, Sílvio Santos, que mesmo em queda ainda vinha sendo a maior audiência do canal no PNT (Painel Nacional de Televisão).
Segundo o Kantar Ibope, a novela registrou 6,7 pontos de média no decorrer da semana passada, sendo essa a maior audiência da emissora de Osasco, o “Programa Sílvio Santos” também obteve o mesmo índice, mas a vantagem da casa decimal ficou para o folhetim mexicano (6,73 x 6,69).
A novela “Triunfo do Amor”, trama mexicana que também é exibida nas tardes do SBT atualmente, foi a segunda maior audiência do SBT no PNT, ficando com 5,9 pontos de média. O mesmo índice foi alcançado pelo programa “Eliana”, mas a trama também levou vantagem na casa decimal. “Chiquititas” anotou 5,6 pontos de média semanal.
O péssimo desempenho do SBT em todo Brasil e também sua inércia com relação a tudo isso tem custado bem caro, já que o canal vê cada vez mais de longe a RecordTV na vice liderança isolada de audiência em São Paulo e no restante do país.