A TV Globo não está vendo com bons olhos a queda de audiência observada em seu horário das nove, desde a exibição de “Amor de Mãe”, e depois disso as reprises da pandemia, a emissora não para de perder público em todo país. Recentemente, o canal promoveu a estreia de “Um Lugar ao Sol”, trama da estreante Lícia Manzo, e apesar de se tratar de uma novela inédita, a audiência piorou ainda mais a situação da emissora.
Em São Paulo, a segunda semana da novela bateu recorde negativo histórico de audiência, ficando com apenas 21,1 pontos de média, índice que representa uma audiência que a emissora esperava para o horário das seis e não das nove. Comparados aos índices obtidos pelo horário em 2011, a emissora observou uma queda de 50,1% em seus índices.
Para reverter essa tendência de queda, a emissora promoveu uma série de mudanças na trama, a fim de atrair novamente o público, além de ter liderado os primeiros capítulos para não assinantes em sua plataforma de streaming, o Globoplay.
“Um Lugar Ao Sol” ainda tem potencial de crescer na audiência, mas esses números registrados até o momento, caem como um banho de água fria na emissora e são bastante indigestos, mesmo que eles ainda representem uma liderança isolada de audiência para a emissora, pelo menos nos principais centros do país.