Em dois anos, “Jornal Nacional” perde quase 14 milhões de espectadores em todo país
Apesar da reação no mês abril, o “Jornal Nacional” continua patinando na audiência e caminha para ter um dos piores anos de sua história. No comparativo com dois anos atrás, logo no inicio da pandemia do Covid, o informativo perdeu cerca de 14 milhões de espectadores em todo país, sendo o telejornal que mais perdeu audiência no período.
De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, o telejornal comandado por William Bonner, registrou 22,6 pontos de média em abril, no PNT (Painel Nacional de Televisão), somando apenas 36% de participação em share. No mesmo período de 2020, o informativo obteve 29,2 pontos de média, fazendo dobradinha com “Fina Estampa”, e somando 41% de participação em share.
No ano passado, quando fazia dobradinha com a reta final de “Amor de Mãe”, o telejornal já apresentava tendência de queda acentuada, anotando uma média de apenas 25,9 pontos e 38% de participação em share apenas. Números que representam uma queda de 11% em seus índices.
Pré Pandemia
Antes da pandemia, em abril de 2017, fazendo dobradinha com “A Força do Querer”, o “JN” registrou 29,0 pontos de média no mês de abril, sendo responsável por 41% do share. No ano seguinte, com “O Outro Lado do Paraíso”, sua audiência subiu para 30,7 pontos e 44% de participação em share no PNT. Já em 2019, sua audiência havia derrapado para 26,6 pontos e 38% de participação, fazendo dobradinha com “O Sétimo Guardião”.