Na última semana, a Record estreou “A Fazenda 16”, sua principal aposta anual para o horário nobre. No entanto, apesar das novidades apresentadas ao público, o programa não conseguiu reverter a tendência de queda observada nos últimos quatro anos, alcançando o pior desempenho de audiência para uma primeira semana em sua história, conforme dados consolidados do Painel Nacional de Televisão (PNT), divulgados pelo Kantar Ibope.
Segundo informações do site do Kantar Ibope, o reality, comandado por Adriane Galisteu, obteve uma média de 5,0 pontos em sua semana de estreia, o que representa uma audiência de pouco mais de 10 milhões de espectadores, com base nas projeções do IBGE e no atlas de cobertura da emissora.
Esse resultado foi o mais baixo já registrado para uma primeira semana do programa. Além disso, em comparação com 2020, quando o formato atingiu grande sucesso devido à pandemia de Covid-19, a atração apresenta uma queda de 48% em seus índices. Naquele ano, a última temporada apresentada por Marcos Mion alcançou 9,6 pontos na estreia.
Nos anos seguintes, já sob o comando de Adriane Galisteu, a audiência foi de 8,2 pontos na primeira semana de 2021, seguida por quedas mais acentuadas, atingindo 6,6 pontos em 2022 e 5,1 pontos em 2023.
Apesar do desempenho abaixo das expectativas, é importante ressaltar que, mesmo com a baixa audiência em relação a anos anteriores, a Record conseguiu recuperar a vice-liderança no horário, um feito que a linha de shows da emissora, com exceção do enlatado “Quilos Mortais”, não vinha alcançando.