A RecordTV decidiu pegar carona no sucesso de “Gênesis”, e criou um especial de fim de ano, com a trilha sonora da novela, a atração, contou com a apresentação de uma orquestra, além dos atores da trama e da banda Universos, responsável pelo tema de abertura do folhetim bíblico. Apesar de toda essa grandiosidade na produção, a audiência deixou a desejar e garantiu apenas uma terceira colocação isolada, atrás da Globo e do SBT.
Exibido entre 23h01 e 0h28, o especial, marcou segundo dados consolidados do Kantar Ibope 5,1 pontos de média e chegou a picos de 6,9 pontos na Grande São Paulo, somando apenas 10,2% de participação total em share. A produção, alcançou cerca de 1,4 milhão de pessoas, no seu momento de pico.
No confronto direto, a TV Globo conquistou a liderança isolada com 12,8 pontos de média, o SBT ficou na terceira colocação com 6,0 pontos de média, a Band ficou em quarto lugar com 3,0 pontos de média, enquanto a TV Brasil e TV Cultura empataram com 0,3 ponto de média.
No Rio de Janeiro, a produção marcou somente 4,8 pontos de média e 5,5 pontos de pico, ficando também na terceira colocação isolada, atrás da TV Globo (14,0) e do SBT (5,7), vencendo apenas a Band (1,5) e RedeTV! (0,4).