Iniciando a programação de colunas especiais de fim de ano, o Conexão TV traz agora a lista dos sete maiores fracassos da Televisão Brasileira, considerando audiência, repercussão e faturamento, que são os termômetros mais importantes para medir a popularidade de determinados programas.

7º Lugar – The Voice Brasil

Começando nossa lista, o The Voice Brasil, exibido atualmente nas noites de terças e quintas da Globo, definitivamente não conseguiu vingar, tanto que sua instabilidade na audiência e dificuldade para vender patrocínios, não tem garantido sua permanência na programação de 2023. Esse ano, sob o comandado de Fátima Bernardes, a atração vendeu apenas duas das seis cotas de patrocínios que estavam disponíveis ao mercado. Nem mesmo a marca em que a apresentadora é garota propaganda (Seara), ainda fechou negócio para entrar na atração. Cabe ressaltar que as negociações ainda estão em andamento neste caso, o que é no mínimo estranho.

6º Lugar – Cara e Coragem

Na sexta colocação iremos colocar a novela de Claudia Solto, Cara e Coragem, que mesmo tendo em mãos um elenco de peso, com nomes como de Taís Araújo; Paolla Oliveira; Marcelo Serrado, entre outros, não conseguiu fisgar o público. A história muito confusa e a demora para o desenrolar dos fatos fizeram com que a novela passasse batida pelo público. O folhetim se despede no próximo mês, sendo o maior fracasso do horário, desde Geração Brasil (2014), outra produção que a TV Globo faz questão de esquecer que existiu.

5º Lugar – Travessia

Na quinta colocação ficará a novela Travessia, novela assinada por Glória Perez e que está em cartaz no horário mais nobre da Televisão Brasileira. Mas, até o momento, o folhetim vem ganhando mais repercussão sobre os seus bastidores, do que do que o próprio enredo da autora. Com audiência bem abaixo da expectativa da TV Globo, Travessia tem se tornado cada vez mais motivo de piada com cenas um tanto constrangedoras e que só tem aumentado mais a rejeição do público. A história vem disputando com Um Lugar ao Sol, o posto de maior fracasso do horário.

4º Lugar – Ilha Record

Sob o comando de Mariana Rios, a RecordTV produziu esse ano uma segunda temporada do reality show, Ilha Record, visando repetir o sucesso da primeira leva de episódios, a atração decepcionou e acabou minguando na audiência em todo país. De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, em São Paulo, a atração teve média geral de míseros 3,4 pontos, junto a isso, ouve também uma debandada de anunciantes, que patrocinaram a primeira temporada sob o comando de Sabrina Sato. Apesar disso, a emissora confirmou uma terceira temporada e atribuiu o fracasso da temporada a série Todas as Garotas em Mim.

3º Lugar – Masterchef Brasil

A Band tanto utilizou o formato do Masterchef, que hoje ele virou apenas uma fonte de renda na emissora, visto que, comercialmente, o programa continua sendo muito rentável. Mas na questão de repercussão que teve em outrora, não existe mais e hoje pouquíssimas sãos as pessoas que acompanham e comentam a atração nas redes sociais. Esse ano, o reality além de ter batido recorde negativo de audiência, sumiu também dos Trendings Topics.

2º Lugar – Todas as Garotas em Mim

Aposta de Christiane Cardoso para atrair o público mais jovem, Todas as Garotas em Mim afundou de vez a audiência da RecordTV no horário nobre, e promoveu um verdadeiro estrago nos números da emissora. O fiasco foi tão grande, que nem mesmo a Record acatou a decisão da atual diretora de dramaturgia, de produzir duas novas temporadas em 2023. Do ponto de vista técnico, a produção também foi bastante precária e bem se via que era algo feito a toque de caixa.

1º Lugar – RedeTV!

Ao contrário das outras emissoras que tiveram problemas pontuais em suas programações, a RedeTV! conseguiu sucumbir inteira em 2022. Os números de audiência de todo o país, mostram como a emissora perdeu total relevância diante da opinião pública. Com uma programação totalmente amadora, o canal viu emissoras como TV Brasil e até canais fechados, ultrapassarem sua audiência. Por isso, o canal precisa urgentemente de uma reestruturação ou então seu fim será uma questão de tempo.

Deixe uma resposta