Esperava mais: Globo se decepciona com “Renascer” e começa voltar olhares para substituta
Com a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), a Globo esperava uma reação nos índices de sua principal aposta do ano, Renascer. Mas de acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, ela ainda não chegou. Assinado por Bruno Luperi, o folhetim estreou em janeiro desse ano, com a expectativa de repetir o mesmo sucesso de “Pantanal” (2022) – também de sua autoria, mas até o momento, os números seguem estagnados na principal praça do país.
“Renascer” acumula uma média de 25,5 pontos na Grande São Paulo, mantendo o patamar de sua antecessora, porém, bem abaixo do sucesso produzido pelo autor em 2022, gerando um clima de decepção nos bastidores. Nas redes sociais e rodas de discussão, pouco de fala na história estrelada por Marcos Palmeira.
Entre as principais críticas, está a narrativa lenta dos acontecimentos da trama, que tem gerado a fuga de espectadores. Na última segunda-feira (22), com a sequência da morte de Inocêncio, o folhetim cravou 27,9 pontos de média, mas segurou os índices ao longo dos dias, chegando 24,4 pontos na quarta-feira (24) – sendo exibida mais cedo por causa do futebol.
Para tentar solucionar o problema, a Globo tem adotado uma série de medidas para deixar seu principal folhetim mais atraente, entre elas, o uso de técnicas de edição para deixar a história mais ágil.
Olho na sucessora
Enquanto “Renascer” não apresenta reação, a Globo já está de olho na sua sucessora, que deve passar por ajustes na sinopse, e inicia sua preparação nesta segunda-feira (29). As gravações estão previstas para iniciar em junho. “Mania de Você” marcará a volta de João Emanuel Carneiro para o horário nobre.
O sucesso de “Todas as Flores”, trama que garantiu números recordes para o Globoplay e teve êxito também na Globo, foi a principal responsável pela promoção do autor, que já escreveu “A Favorita”, “Avenida Brasil” e “Segundo Sol” para o horário.