No que depender do sucesso de sua primeira novela na TV Globo, Gustavo Reiz não deve ter uma nova chance nem tão cedo. No ar desde 14 de agosto, sua novela das sete, “Fuzuê” ainda não conseguiu decolar na audiência e para piorar, não para de perder público que já estão em seus menores patamar da história em São Paulo.

Com 79 capítulos exibidos, até a última segunda-feira (13), a novela estrelada por Giovana Cordeiro e Marina Ruy Barbosa, acumula apenas 19,9 pontos de média na Capital Paulista. Sendo esse o terceiro pior desempenho na história recente do horário, superando apenas os 19,4 de “Geração Brasil” e 19,7 de “Além de Horizonte”, tramas que a TV Globo prefere esquecer.

No caso de Felipe Miguez, após sua novela fracassar e não repetir o sucesso de “Cheias de Charme”, o autor nunca mais ganhou uma nova oportunidade na TV Globo. Marcos Bernstein, que salvou sua “Além do Horizonte” na reta final, ficou de molho por cinco anos, até ganhar uma nova chance com “Orgulho e Paixão”, novela produzida em 2018.

Para tentar salvar “Fuzuê” de um escândalo ainda maior na audiência, a TV Globo escalou o autor Ricardo Linhares para fazer a supervisão de texto da história. A expectativa é que ele encontre os problemas e os corrija, além disso tem o objetivo de trazer mais agilidade para o folhetim.

Em sua primeira semana, “Fuzuê” registrou 21,9 pontos de média e deixou a TV Globo satisfeita com os resultados. Na segunda semana, tudo parecia estar indo muito bem e a trama atingiu 22,4 de média. Mas o que parecia ser um salto logo foi perdendo fôlego nas semanas seguintes.

Nas últimas duas semanas, a novela atingiu seu menor índice semanal de audiência com 18,2 pontos na Grande São Paulo. Resultado que a TV Globo não via há pelo menos nove anos, quando se livrou de “Geração Brasil” bem antes do tempo previsto. Até segunda ordem, “Fuzuê” tem previsão para término em março do ano que vem.

Até lá, a trama ainda irá enfrentar todo o verão brasileiro, compras de fim de ano, festas, carnaval, entre outras coisas que tiram a atenção do telespectador diante da TV. O clima de pessimismo é tanto, que a emissora já vem voltando sua atenção para o enredo de “A Vovó Sumiu”, título provisório da próxima novela do horário, assinada por Daniel Ortiz. 

Deixe uma resposta