Globo culpa onda de calor pelo fiasco de “Elas Por Elas”
Com as mudanças não surtindo nenhum efeito positivo na audiência de “Elas Por Elas”, a TV Globo decidiu colocar a culpa no fiasco de sua novela das seis nas altas temperaturas que vem sendo registrada em praticamente todas as capitais brasileiras. A previsão, é que a obra assinada por Thereza Falcão e Alessandro Marson, termine somente em meados de abril, por isso a emissora ainda não abriu mão totalmente da história, apesar de tempos turbulentos para a Televisão estarem se aproximando.
Com 42 capítulos exibidos, até a última segunda-feira (13), “Elas Por Elas” acumula uma média de apenas 15,9 pontos na Grande São Paulo, resultado que a coloca como o pior desempenho do horário, desde o seu lançamento. Para reverter essa situação, a emissora tem intensificado as chamadas e deve chamar o elenco para participar nos programas da casa.
No último dia 3 de novembro, a novela registrou seu pior resultado, desde a estreia, atingindo uma média de apenas 10,5 pontos na Grande São Paulo. Patamar de audiência de uma novela da Record até o ano passado. Seu recorde se deu na estreia, quando estreou com 20,1 pontos, índices considerados mornos para o horário.
Mas os baixos índices do remake da obra de Cassius Gabus Mendes, não são exclusividade apenas de São Paulo. No PNT (Painel Nacional de Televisão), a média geral do folhetim acumulada é de apenas 17,4 pontos, resultado considerado baixo para o horário. Entre 6 e 11 de novembro, a trama ainda bateu recorde negativo com 16,8 pontos de média nas 15 praças.
Em contrapartida, no Rio de Janeiro, segunda maior praça para o Mercado Publicitário, a novela estrela por Déborah Secco, Késia Estácio, Isabel Teixeira, Thalita Carauta, Mariana Santos, Karine Teles e Maria Clara Spinelli, registrou 20,7 pontos de média, nos seus primeiros 41 capítulos, ficando acima da meta estabelecida para o horário.
“Elas Por Elas” enfrenta sérios problemas de audiência em praças como: Florianópolis, Vitória, Campinas, Goiânia, Distrito Federal, Salvador e Fortaleza, onde seus índices costumam oscilar entre 9 e 14 pontos apenas, sendo ameaçada, inclusive, por algumas afiliadas da Record e SBT.
Calor no Brasil
Recentemente a onda de calor registrada nos principais centros do país tomaram conta do noticiário brasileiro. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, vem batendo recordes de temperatura nos últimos dias. O que afasta o público da frente das telinhas, além disso, o folhetim da Globo já vinha enfrentando problemas antes do calor.
Para piorar ainda mais a situação da novela, nos próximos dias devem começar a temporada de verão e compras para o fim de ano, época em que as emissoras sofrem com seus mais baixos índices, de acordo com a série histórica do Kantar Ibope.