Globo da Internet: YouTube detém 59% da audiência do streaming no Brasil
O YouTube se tornou o principal canal de comunicação para os brasileiros na Internet, é o que mostram os dados consolidados do Kantar Ibope, referente ao mês de outubro no PNT (Painel Nacional de Televisão). A plataforma de vídeos online, registrou uma média de 17,3% de participação em share, ficando atrás apenas da TV Globo (32,9%) no ranking geral e superando o desempenho da Record (11,4%), terceira colocada.
Considerando apenas as plataformas de vídeos online, que juntas somaram 29,1% de participação no PNT, contra 70,9% obtidos pela TV Linear (soma dos canais abertos e fechados), o YouTube foi responsável por 59,4% de toda essa audiência, afirma o Instituto, mantendo a liderança absoluta dos serviços online.
A NetFlix e o TikTok voltaram a empatar com 4,3% de participação geral e 14,8% de share, considerando apenas os serviços de streaming. Na terceira posição, o Globoplay conquistou 1,0% de share 3,4% levando em conta somente seus concorrentes diretos.
O Amazon Prime se manteve na quarta posição com 0,8% de participação e 2,7% de share nas plataformas de streaming. Na quinta posição aparecerem empatadas Twitch, HBO Max e Disney+ com 0,3% de share. Dividem a sexta posição o Star+ e PlutoTV com 0,2% de média apenas.
TV Conectada
Considerando apenas os televisores conectados com a Internet (ou não), o YouTube somou uma participação de 9,7%, que representa 58,8% do share alcançado pela soma de serviços de vídeos online (16,5%). A Netflix também obteve um bom desempenho nesse recorte com 4,2% de participação ou 25,5%, considerando seus concorrentes diretos. O Globoplay apareceu em terceiro lugar com 0,9% e 5,5% de share apenas.
No ranking geral, a TV Linear ainda manteve uma expressiva audiência com 83,5% de participação em share, sendo 72,5% dos canais abertos e 11% dos fechados. O streaming ficou com os outros 16,5% do público, entre 6h e 5h59.