No próximo dia 9 de março, a CNN Brasil fará sua estreia na TV Por Assinatura, e apesar da estrutura gigantesca e dos grandes nomes do jornalismo que a emissora contratou de diversas emissoras, o canal não terá uma vida tão fácil como muitos acham ou esperam, por uma série de fatores, e nós iremos falar de alguns deles agora para você.

Dados consolidados do Kantar Ibope, mostram que a GloboNews é o quinto canal pago mais visto da TV Por Assinatura no Brasil, tendo em média, no mês de janeiro, cerca de 97 mil espectadores, por minuto, entre 6h e 23h59. A concorrente mais próxima é a Record News com média de 28,9 mil espectadores apenas, seguida pela Band News com 18,7 mil espectadores.

A CNN Brasil ocupará o canal 578 na ClaroTV, maior operadora de TV Por Assinatura do Brasil, ao lado da Band News, que pode ser beneficiada com essa nova vizinhança, mas seu alvo principal, a Globo News ainda conta com condições mais favoráveis para se manter líder neste segmento.

Enquanto a GloboNews ocupa o Canal 40, uma posição bem privilegiada, suas concorrentes estão bem distantes, além disso, o canal de notícias do Grupo Globo está acessível para 100% da base de assinantes, enquanto a concorrente estará apenas para 78% deste público, já que fará parte dos pacotes intermediário e avançado.

A Record News, que um dia tentou fazer frente à Globo acabou esbarrando na dificuldade de negociação com as operadoras de TV Por Assinatura, na ClaroTV, por exemplo, o canal só entra no pacote mais caro e não possui uma versão em HD, mesmo sendo um canal aberto.

E como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”, a Globo News irá promover alguns pequenos ajustes em sua programação, para receber a nova concorrente, mas nada que afete muito os planos da emissora, que muito provavelmente seguirá líder de audiência no gênero notícias.

Deixe uma resposta