Apesar de ser de longe o mais criticado e alvo de ataques nas redes sociais, o “Jornal Nacional” de longe é o principal meio de informações para mais de 52 milhões de espectadores, diariamente. Segundo números consolidados do Kantar Ibope, no PNT (Painel Nacional de Televisão), o telejornal obteve 61,1% do share dentre seus concorrentes, em televisão aberta em todo país.
Com essa hegemonia, nenhum outro informativo, seja ele televisivo ou por meio de outras mídias, como TV Paga e Internet, chega perto de seu alcance, o mostra que apesar de ao longo dos anos perder audiência, ele ainda continua sendo o mais prestigiado pelo público.
Para se ter uma ideia, o “Jornal da Record”, segundo principal informativo do horário nobre na TV, alcançou pouco mais de 16 milhões de espectadores, índice três vezes menor que o obtido pela gigante carioca, e obteve ainda 18,9% de participação apenas.
A soma do “Jornal da Record”; “SBT Brasil”; “Jornal da Band” e “RedeTV! News”, que juntas, falam com pouco mais de 33 milhões de brasileiros, não alcance nem de longe o público do informativo comando por William Bonner (52,4 milhões).
O alcance geral do “Jornal Nacional” foi de 62,6 milhões de espectadores em todo Brasil, na primeira semana de 2021, mantendo a liderança mais que absoluta na audiência.