Nova aposta da Globo para o horário das nove, “Mania de Você” ainda não conseguiu encontrar um piso de audiência, e os números vem decepcionando a direção da emissora que esperava um novo hit do autor de “Avenida Brasil” e “Todas as Flores”. O último levantamento divulgado pelo Kantar Ibope, mostra que a situação da novela piorou em todo país e isso a levou ter menos público que o “Jornal Nacional”, “Praça TV 2a Edição” e “Família é Tudo”, ocupando um indigesto quarto lugar no ranking interno do canal dos Marinhos.

De acordo com o Instituto, entre os dias 16 e 21 de setembro, o folhetim assinado por João Emanuel Carneiro conquistou 20,6 pontos de média em todo país. O resultado foi inferior aos 22,0 pontos do “Jornal Nacional” e dos 21,5 alcançados pelo “Praça TV 2” e “Família é Tudo”, além de ser próximo ao obtido pelo “Horário Eleitoral” (20,2) e “No Rancho Fundo” (19,6), exibida na faixa das 18h.

O desempenho alcançado pela trama é um dos mais baixos na história do horário, que viu sua crise se acentuar com o fim de “Renascer”. O folhetim assinado por Bruno Luperi conseguia manter números bem melhores, com médias de 26 pontos em todo país. Além disso, os dados revelam que a novela não angariou público com capítulos cheios de mistério e ação, apresentando queda comparado a primeira semana, quando registrou 21,1 pontos de média e na ocasião foi a terceira maior audiência da emissora.

Em algumas praças a situação do folhetim já chegou a um estágio crítico, como é o caso de Goiânia, onde a novela consolidou apenas 12 pontos de média no último dia 21 de setembro, batendo um novo recorde negativo que a Globo não via desde “Um Lugar ao Sol”. No Rio de Janeiro, a situação foi oposta e trama cresceu de uma semana para a outra, passando de 23,4 para 24,0 pontos.

Para reverter essa tendência de queda de seu principal folhetim, a Globo editou os capítulos para deixá-los mais ágeis e assim antecipar o início da segunda fase, que estava previsto para acontecer no fim desta semana, mas acabou indo ao ar na última segunda-feira (23). Porém, mesmo assim o público segue demonstrando desinteresse pela novela. O próximo passo será realizar o grupo de discussão para entender os principais gargalos da história e assim promover ajustes.

Deixe uma resposta