“Mulheres de Areia” envergonha tramas inéditas e se torna a segunda novela mais sintonizada da Globo
A TV Globo segue enfrentando uma séria crise de audiência com suas novelas, especialmente no horário das seis e sete, que vem sofrendo com a debandada de público desde suas respectivas estreias. Com isso, quem ganha destaque é a terceira reprise de “Mulheres de Areia”, que com o fim de “Todas as Flores”, passou a ser o segundo folhetim mais sintonizado da emissora carioca.
Entre os dias 20 e 22, a novela assinada por Ivani Ribeiro e estrelada por Gloria Pires, em 1993, consolidou 31,2% de participação em share, superando os 30% obtidos pela novela das sete, “Fuzuê”. Na média domiciliar, o folhetim de Gustavo Reiz levou a melhor com 18,0 pontos, enquanto a história de Ruth e Raquel ficou com 13,0. Mas vale lembrar, que no horário de “Mulheres de Areia”, o número de TV’s ligadas não chega a 42%. Enquanto no horário das sete, o share é de 60%.
Quem também ficou para trás na disputa pela sintonia do público foi a últimas semanas de “Mulheres Apaixonadas”, que registra 28,9% de participação e uma média domiciliar de 14,0 pontos nesta semana. Na proporção, conseguiu ao menos superar “Elas Por Elas”, que venceu em número de domicílios (14,5), mas perdeu na participação (27,2%), sendo a menos sintonizada da Globo.
Com uma média acumulada de 26,9 pontos, “Terra e Paixão” é a única novela da Globo que se encontra em uma posição mais confortável. A novela de Walcyr Carrasco foi sintonizada 42,5% dos lares em São Paulo, resultado considerado razoável, levando em consideração a meta da emissora de pelo menos 50%.