A nova novela das nove da TV Globo, “Mania de Você” não conseguiu chamar a atenção do público e apresentou queda em seus índices no decorrer de sua primeira semana de exibição. O baixo rendimento do folhetim acabou fazendo João Emanuel Carneiro carregar um indigesto título de pior lançamento na história do horário. Até então, o posto era ocupado por “Um Lugar ao Sol” (2021).

De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, entre os dias 9 e 14 de setembro, o folhetim amargou média de 22,0 pontos em São Paulo. O desempenho representa uma queda de 15%, se comparado com os seis primeiros capítulos de “Renascer”, sua antecessora na faixa.

Desde “Um Lugar Ao Sol”, a Globo não registrava índices tão baixos de audiência na primeira semana de uma novela das nove. Na ocasião, a trama de Lícia Manzo, prejudicada pela Pandemia, estreou com 23,2 pontos de média na primeira semana.

Entre as mais recentes, “Travessia” quase roubou o título de Manzo ao registrar 23,3 pontos de média na primeira semana de sua novela. “Amor de Mãe” (30,4) e “A Dona do Pedaço” (31,4), continuam sendo as últimas a ultrapassarem os 30 pontos de média logo no início.

“Pantanal”, última novela considerada um sucesso no horário das nove, conquistou 27,5 pontos de média em sua primeira semana. A superestimada “Terra e Paixão” teve um início tímido e registrou 23,6 pontos de média.

Para reverter essa tendência de queda e fisgar de vez o espectador, a Globo irá apostar em cortes nos capítulos originais, a fim de antecipar acontecimentos importantes e dar mais agilidade para a história de Carneiro. Nesta semana está prevista a morte do vilão Molina (Rodrigo Lombardi), que deve movimentar ainda mais a trama.

Média da primeira semana da ‘novela das nove’ nos últimos cinco anos:

Mania de Você 22,0

Renascer 25,9

Terra e Paixão 23,6

Travessia 23,3

Pantanal 27,5

Um Lugar ao Sol 23,2

Amor de Mãe 30,4

A Dona do Pedaço 31,4

Deixe uma resposta