Na primeira semana, “Terra e Paixão” supera desempenho de “Travessia”, mas perde protagonismo para “Vai na Fé”

Na primeira semana, “Terra e Paixão” supera desempenho de “Travessia”, mas perde protagonismo para “Vai na Fé”

A TV Globo lançou sua principal aposta de 2023, a novela “Terra e Paixão”, assinada por Walcyr Carrasco, o folhetim aposta novamente na disputa entre famílias, já vista em outras tramas do autor. Regada com muito humor, belas paisagens e grandes nomes de TV Brasileira, a emissora não espera menos que um grande sucesso na audiência, mas os primeiros números acabaram dando um banho de água fria em sua direção.

De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, a trama protagonizada por Bárbara Reis e Cauã Reymond, conquistou 24,2 pontos de média no Painel Nacional de Televisão (PNT), resultado que é 5,2% superior ao de sua antecessora, mas que a coloca como o terceiro pior desempenho do horário, atrás somente de “Travessia” (23,0) e “Um Lugar ao Sol” (22,8).

No Rio de Janeiro, a trama conquistou 27,8 pontos de média, se igualando com “Um Lugar ao Sol” e superando “Travessia” (26,2), que se mantem como o pior desempenho na história por lá. Na Capital Fluminense, desde “Império” não se tem uma novela debutando com médias acima de 30 pontos. Reprisada em 2021, a trama de Aguinaldo Silva conquistou 31,7 pontos de média em sua primeira semana no Rio.

Além disso, os cariocas elegeram a novela das sete, “Vai na Fé” como a sua preferida. De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, o folhetim de Rosane Svartmann cravou 28,2 pontos de média semanal, alcançando 4,1 milhões de espectadores e sendo a maior audiência no Rio de Janeiro.

No PNT, a trama das sete conquistou 24,0 pontos de média, entre os dias 8 e 13 de maio, enquanto a novela de Walcyr Carrasco conquistou 24,2 pontos, uma elevação de apenas dois décimos.

Na Capital Paulista, o “Jornal Nacional” foi a maior audiência da semana com 23,9 pontos, enquanto “Terra e Paixão” debutou com 23,5 pontos de média, seguida por “Vai na Fé” com 23,3 pontos.

Apesar de os números da trama terem sido superiores aos de sua antecessora, a TV Globo esperava um desempenho melhor, visto todo o trabalho de divulgação que foi feita, a escolha do elenco com medalhões da casa como Susana Vieira, Tony Ramos, Glória Pires, entre outros.

Pensando em saber exatamente o que não funcionou na história, a emissora dos Marinhos deve antecipar o grupo de discussão do folhetim, a fim de promover o mais breve possível os ajustes necessários na trama, mas em se tratando de Walcyr Carrasco podemos esperar que ele conseguirá reverter essa situação, visto seu histórico.

Em 2017, “O Outro Lado do Paraíso” registrou um desempenho considerado ruim em suas cinco primeiras semanas, mas de repente, uma reviravolta faz a trama saltar quase dez pontos na Capital Paulista de uma semana para outra, a o folhetim terminou com a melhor audiência do horário desde “Avenida Brasil” (2012)

Deixe uma resposta