Em cartaz desde março deste ano, no horário nobre da TV Brasil, a produção turca “Um Milagre” deve se despedir da programação da emissora na primeira semana de outubro. De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, o desempenho do folhetim é motivo de comemoração para EBC, uma vez que a trama deve sair do ar garantindo a quinta colocação entre os canais abertos de São Paulo.

Assinada por Pınar Bulut e Onur Koralp, “Um Milagre” conquistou 0,45 ponto de média ao longo de sua exibição, segundo dados do Instituto na Capital Paulista. O desempenho coloca a emissora público à frente de concorrentes como RedeTV! e TV Cultura.

O resultado é considerado satisfatório e um dos melhores já alcançados pela emissora nos últimos meses. Vale lembrar que normalmente a TV Brasil oscila com médias de 0,1 e 0,3 ponto na maioria de suas atrações, atualmente. Apesar do sucesso da produção turca, a emissora ainda não anunciou sua substituta.

“Um Milagre” estreou na TV Brasil em 4 março, após a EBC adquirir o folhetim por R$ 4,4 milhões. O montante pago pela emissora pública chama atenção, se comparado com o repasse de R$ 7 milhões, feito pela estatal ao comprar três produções nacionais da Record (Os Dez Mandamentos, A Terra Prometida e A Escrava Isaura).

Além da exibição na TV Aberta, em dois horários (20h e 1h), a produção é disponibilizada no app TV Brasil Play, onde fica disponível por até cinco dias após sua transmissão na programação linear da TV.

“Um Milagre” conta a história de Ali Vefa, um jovem autista graduado em medicina. Ao longo da trama, são mostrados os desafios vividos pelo personagem que sonha em se tornar cirurgião, mas tem dificuldade de se comunicar com as pessoas.

Ali então começa a trabalhar em um hospital privado como assistente de cirurgia e enfrenta vários desafios e traumas do passado. Mas lentamente consegue se relacionar com os funcionários e sob sua influência genuína, o hospital começa a evoluir em torno dele.

O médico não apenas ajuda a curar as pessoas, mas também transmite esperança, fazendo outras pessoas enxergarem o mundo de um ponto de vista diferente.

A trama foi um grande sucesso comercial e foi exportada para diversos países como Argentina, Albânia, Brasil, Cazaquistão, Estónia, Bulgária, Hungria, Uzbequistão, Roménia, Chile, Tunísia, Paquistão, Grécia e Paraguai. Além disso, foi indicada a diversos prêmios nacionais (da Turquia) e internacionais, vencendo todas as indicações em categorias como Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Série de Drama e Melhor Diretor.

A história, que foi baseada na série coreana Good Doctor (2013), que também inspirou os autores de “The Good Doctor”, estreou no Brasil em 2021, quando entrou para o catálogo da HBO MAX.

Em 2023, debutou na TV Paga onde foi exibida pelos canais TNT Séries e TNT Novelas, conquistando uma boa avaliação do público.

Deixe uma resposta