Pantanal e Avenida Brasil são consideradas as melhores novelas de todos os tempos pelos brasileiros
Queridinhas do público e fenômenos de audiência, as novelas Pantanal (1990) e Avenida Brasil (2012) foram as mais citadas em uma pesquisa, realizada pela Hibou, que perguntou ao público qual a melhor novela de todos os tempos. Os folhetins, assinados por Benedito Ruy Barbosa e João Emanuel Carneiro foram escolhidos por 36% dos entrevistados.
Pelo menos 66 histórias foram lembradas pelo público. A pesquisa foi conduzida por um painel eletrônico e ouviu 1952 brasileiros, que responderam perguntas sobre o consumo de equipamentos eletrônicos. Para 92% dos entrevistados, a TV continua sendo sua principal preferência para se informar e entreter.
Pantanal, assinada por Benedito Ruy Barbosa em 1990, e reproduzida pela TV Globo em 2022, foi citada por 25% dos entrevistados. Enquanto Avenida Brasil, exibida há quase onze anos, foi lembrada por 11% dos espectadores.
A lista é completada por A Viagem (1994); O Cravo e a Rosa (2001); Vale Tudo (1989); O Clone (2001); Roque Santeiro (1974) e Caminho das Índias (2009).
Aqui no Brasil, ambos os folhetins fizeram um tremendo sucesso. Em 2012, na exibição do último capítulo de Avenida Brasil, a produção virou notícia ao deixar as ruas das capitais vazias para ver o desfecho da trama de Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves).
Já Pantanal, deu muito trabalho para a TV Globo nos anos 90 e mais recentemente em sua reprise pelo SBT, que virou caso na justiça. O canal dos Marinhos, 32 anos depois, produziu um remake da história, sob o olhar de Bruno Luperi, neto de Benedito (autor original), e foi um grande fenômeno de público, considerando os atuais padrões da emissora.
A pesquisa foi realizada pela Hibou, uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado, atuante há mais de 15 anos.