O SBT encerrou 2020 com a maior queda entre as emissoras de Televisão Aberta em todo Brasil, dados consolidados do Kantar Ibope, mostram que a emissora de Sílvio Santos perdeu 19% de seu público, comparado com o mesmo período de 2019. Assim como o SBT, a Rede Globo; RecordTV e a TV Paga, também viram seus índices diminuírem ao longo do ano passado.
Segundo informações divulgadas pelo jornalista Ricardo Feltrin, o canal de Sílvio Santos derrapou de 6,4 para 5,1 pontos de média no ano passado, considerando a faixa das 7h às 23h59, com esse resultado, a emissora acabou perdendo a vice liderança na média 24 horas, passando para apenas 4,3 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão).
A RecordTV também sofreu uma perda em seus índices de audiência, caindo de 6,6 pontos para 5,8 pontos de média em todo Brasil, na faixa das 7h às 23h59, apesar desse resultado, a emissora se manteve na vice liderança isolada, e recuperou também o posto nas 24 horas do dia, mesmo com a programação religiosa, ficando com 4,4 pontos de média anual.
Apesar de ter sido uma das principais beneficiadas com a pandemia, a Rede Globo também perdeu público no ano passado, quando anotou 15,3 pontos de média em todo Brasil, enquanto havia registrado 15,6 pontos no ano anterior.
A TV Por Assinatura também acabou perdendo fôlego no ano passado, com a debandada de assinantes, a soma dos canais pagos caiu de 7,2 pontos para apenas 6,3 pontos em todo Brasil.
STREAMING EM ALTA
Na contramão das emissoras de Televisão, os serviços de streaming, como: Netflix; YouTube; Amazon Prime; Globoplay, entre outros, tiveram um grande crescimento no ano passado, anotando 6,0 pontos de média, superando emissoras como: RecordTV e SBT, e encostando nos números da TV por Assinatura.