A TV Globo segue enfrentando uma grande crise de audiência em sua principal faixa de novelas, em cartaz atualmente com Travessia, o canal confirma a tendência de queda observada desde 2020 e caminha para o seu pior desempenho da série histórica em São Paulo.
De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, entre 1º de janeiro e 17 de novembro, o horário das 21 horas acumula apenas 26,9 pontos de média na Capital Paulista, índice que representa apenas 38% do share na faixa.
Comparado com 2021, quando a emissora contou boa parte do ano com reprises, a queda chegou a 6,3% no Ibope. Desde 2012, o horário das 21 horas perdeu 29,6% de seu público na Capital Paulista.
Até então o pior desempenho da emissora no horário tinha sido no ano de 2015, quando a faixa anotou apenas 27,7 pontos de média, muito em função do sucesso de Os Dez Mandamentos, que levou para o buraco a audiência de Babilônia e A Regra do Jogo, exibidas naquele ano.
Em 2018, com o sucesso de A Força do Querer e O Outro Lado do Paraíso, o horário das nove voltou a atingir um pico e cravou 36,4 pontos de média, nos dois anos seguintes sua média oscilou de 32,9 para 32,4 pontos.
No ano de 2005, quando a TV Globo atingiu o auge de audiência com suas novelas, a faixa mais nobre da emissora registrava 50,6 pontos de média, que podemos observar, que pelo menos 47% acabaram debandando da emissora nos últimos anos e tem feito essa faixa perder cada vez mais prestígio.
O fato é que a TV Globo não acertou em suas escolhas para esse ano, Um Lugar ao Sol foi uma história completamente confusa e que não conseguiu criar nenhuma empatia com o público, Pantanal foi um grande sucesso, mas dentro do seu potencial, muitos esperavam um resultado um pouco melhor.
Travessia, grande aposta de Glória Perez para esse ano, veio cheia de expectativas diante do público, mas sofre com problemas seríssimos em seu roteiro, além de atuações de dar vergonha em qualquer diretor.