Reality’s culinários perdem audiência e batem recordes negativos na Record, Band e SBT

Reality’s culinários perdem audiência e batem recordes negativos na Record, Band e SBT

Parece que o sucesso das competições de culinária no Brasil acabou, números consolidados do Kantar Ibope, mostram que esse formato de programa se desgastou na TV Aberta, e hoje amargam péssimos resultados de audiência em todo Brasil, tanto para a RecordTV, quanto para Band e SBT, que também apostam em programas deste gênero ainda. Confira:

O “Masterchef Brasil”, pioneiro deste gênero no país, não consegue mais registrar os índices de outrora, e agora sofre para sair do ostracismo. Números consolidados do Kantar Ibope, mostram que o programa acumula apenas 2,2 pontos de média geral na Capital Paulista, sendo esse seu pior desempenho de todas as temporadas, e deixando a emissora numa amarga quarta colocação.

Para efeitos de comparação, o reality, que ainda se mantém no ar, graças ao seu sucesso comercial, nos seus tempos áureos chegou a disputar até mesmo a primeira colocação de audiência em São Paulo, mas devido ao excesso de edições, o público acabou perdendo interesse na atração.

O mesmo podemos dizer do “Bake Off Brasil”, do SBT, que antigamente também atingia ótimos índices e era vice líder isolado no SBT, hoje, compete de igual para igual com as séries enlatadas da RecordTV. No acumulado, sua audiência está em 5,1 pontos apenas, nesta atual temporada, o pior de todas também.

Por fim, o “Top Chef Brasil”, a grande aposta da RecordTV para este gênero, não caiu nas graças do público e não tem grande repercussão, desde sua primeira exibição na emissora, porém, também se mantém no ar graças ao sucesso comercial. A atração acumula 4,6 pontos de média em São Paulo, e nem mesmo o sucesso de “A Fazenda” tem feito o mesmo sair da terceira colocação.

Esse parece ser um problema crônico das emissoras, de desgastar seus sucessos, em busca de audiência e faturamento fácil, e o resultado que temos a longo prazo, é esse, bons formatos, porém, mal aproveitados.

Deixe uma resposta