A TV Bahia promoveu diversos ajustes e investimentos em programação nos últimos anos, a fim de modernizar seu jornalismo e fazer uma frente mais ampla a RecordTV, que até então vinha dominando entre as pessoas mais pobres (a maioria). De acordo com dados consolidados, dois anos após o auge da concorrente, a afiliada da TV Globo retornou ao primeiro lugar com folga na Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com dados do Instituto, na última segunda-feira (15), a TV Globo encerrou o dia com 15,6 pontos de média, entre 7h e 23h59, maior até que a média da emissora registrada em São Paulo (14,8). No mesmo período, a RecordTV Itapoan anotou 8,4 pontos de média, uma diferença expressiva de 7,2 pontos.
No ano passado, a TV Bahia ainda era líder isolada de audiência, com médias que oscilavam entre 14 e 16 pontos, mas a diferença para a RecordTV Itapoan era menor, isso porque, o canal de Edir Macedo marcava médias entre 10 e 12 pontos, na faixa comercial (média-dia).
A liderança da TV Bahia é impulsionada pelo sucesso do jornal local exibido na faixa matinal, além da reprise de “O Cravo e a Rosa”, que também turbinou os índices da emissora. No horário nobre, “Além da Ilusão”, “BATV” e “Pantanal” impulsionam a média da emissora.