A novela ‘Bang Bang’, produzida pela TV Globo em 2005, estreou na última segunda-feira (15) no catálogo do Globoplay. A produção, assinada por Mário Prata e dirigida por Ricardo Waddington, conta com 173 capítulos e faz parte do projeto de resgate desenvolvido pela operadora de streaming, cujo intuito é trazer obras que marcaram época.

“Bang Bang” não marcou uma época pela audiência, já que, em sua exibição original, foi considerada um grande fracasso pela direção da TV Globo, mas é lembrada pela inovação de roteiro. O folhetim se destacou pela sua ousadia em misturar o gênero de faroeste com a comédia brasileira, criando uma narrativa única e divertida.

Estrelada por Fernanda Lima, que encarava sua primeira protagonista, a trama girava em torno de uma disputa entre famílias rivais, os Bullock e os McGold, além de contar com outras histórias secundárias envolvendo personagens pitorescos e aventuras inusitadas.

Porém, apesar de apostar em um tema inovador para a época e contar com um grande elenco com nomes como Bruno Garcia, Paulo Betti, Alinne Moraes, Guilherme Berenguer, Emilio Orciollo Netto, entre outros, o folhetim sofreu com duras críticas da mídia especializada, que apontava diversos equívocos no desenvolvimento da história.

Entre os pontos tidos como cruciais para o fracasso da trama, estão o apontamento de um roteiro muitas vezes confuso e desconexo, tornando-se difícil de acompanhar em certos momentos. Além de um humor forçado, com piadas sem graça e repetitivas, e o desempenho de alguns atores, especialmente os mais jovens. A concorrência com ‘Prova de Amor’, da Record, também foi considerada um problema.

Contudo, a novela também ganhou elogios por conta da originalidade e proposta de retratar o Velho Oeste. A trilha sonora foi um show à parte, além da produção e cenografia pela capacidade de ambientar o espectador no universo da novela.

Com relação aos números de audiência, “Bang Bang” estreou em um momento difícil e complicado, já que, além da concorrência com a dramaturgia da Record, que alçava voos extraordinários em 2005, teve que enfrentar festividades como Natal, Réveillon e Carnaval, datas que costumam espantar o público da TV.

Ao longo de seus seis meses de exibição, a novela obteve 27,1 pontos de média geral em São Paulo, resultado que representou uma queda de 16,4% comparado com sua antecessora “A Lua Me Disse” (32,4). Durante o período, a Globo até tentou promover ajustes no roteiro da trama para torná-la mais sedutora, porém, a medida serviu apenas para deixar o público mais confuso e não funcionou.

Mas, apesar dos erros, ‘Bang Bang’ serviu como uma experiência e um aprendizado para a Globo, destacando a importância de alinhar inovação com as expectativas e preferências do público. Nunca mais a emissora produziu uma novela que retratasse o Velho Oeste.

No streaming, a produção foi disponibilizada na íntegra para os assinantes, que poderão matar a saudade da trama ou ver pela primeira vez. Nesta semana, a novela chegou a ficar entre as atrações em alta da plataforma.

Deixe uma resposta