A TV Globo exibiu na noite da última sexta-feira (18), o último capítulo de Verdades Secretas II, novela assinada por Walcyr Carrasco e que teve sua exibição exclusiva no Globoplay em 2021. Mas ao contrário do que aconteceu na primeira temporada, essa não obteve tanto êxito com o público e se despediu com péssimos índices de audiência em São Paulo.
De acordo com dados preliminares do Kantar Ibope, a trama exibida entre 23h50 e 00h43, marcou apenas 9,4 pontos de média e chegou a picos de 11 pontos na Grande São Paulo, número que representa apenas 25% dos televisores ligados e pouco mais de 1,9 milhão de pessoas.
Mas apesar dos resultados pífios para os padrões da Globo, a atração conquistou a liderança isolada, já que o segundo colocado, o SBT, anotou apenas 3,4 pontos de média 9% de participação, a RecordTV ficou em terceiro com 2,5 de média e 7% do share, enquanto a RedeTV! ficou na quarta posição com 2,0 pontos e 5% de participação, e por fim, a Band cravou 1,3 de média e apenas 4% do share.
Verdades Secretas II termina com uma média geral de 8,1 pontos na Grande São Paulo, representando uma queda de 59% comparado com a exibição de sua primeira temporada na TV Aberta, em 2015.
Ao longo de sua exibição a trama também enfrentou diversos boicotes da própria emissora, como sua transmissão cada vez mais tarde e em horários variados, além dos cortes de diversas cenas de sexo e a pouca divulgação.
Os 50 capítulos da história, produzidos originalmente para o Globoplay, foram condensados em apenas 27 para sua exibição na TV Aberta. Agora a TV Globo ainda não sabe quando irá produzir uma terceira temporada da trama, uma vez que os esforços de Walcyr Carrasco estão voltados para sua próxima novela das nove, Terra Vermelha.
Os dados acima apresentados são preliminares** e representam a preferência de um seleto Grupo de Espectadores situados na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o Kantar Ibope, cada ponto equivale a 76.580 domicílios ou 205.380 mil pessoas.
** Números que ainda podem sofrer variações para mais ou para menos.