Reviravolta em Travessia não surte efeito na audiência e Globo joga toalha
Nesta semana, a novela das nove, Travessia, teve uma série de reviravoltas que mudaram o rumo dos principais personagens da trama. Essa foi mais uma estratégia de Glória Perez para movimentar sua história, mas isso não surtiu grandes efeitos nos números, que até ensaiou uma recuperação, mas logo voltou ao patamar de sempre.
De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, a novela até bateu um recorde na última terça-feira (7), quando registrou 26,4 pontos, mas os índices não se sustentaram e segundo a prévia desse sábado (10), o folhetim marcou somente 21,4 pontos na Capital Paulista.
Com isso, nos bastidores, o clima é de que a emissora fez o possível e o impossível para vingar o folhetim de Glória, mas que o público se mostrou irredutível. Travessia terá de se contentar com o segundo pior resultado da história do horário em São Paulo.
Até o momento, com 106 capítulos exibidos, Travessia acumula média de 23,3 pontos na Capital Paulista, uma variação negativa de 20%, comparado com sua antecessora, Pantanal, que nesta altura do campeonato tinha 29,0 pontos de média. O resultado da trama só não é pior que o de Um Lugar Ao Sol (2021), que segue como lanterninha do horário com 22,2 pontos.
As mudanças que ocorreram essa semana na história, não agradaram muito ao público, principalmente por conta da separação do casal Brisa (Lucy Alves) e Oto (Rômulo Estrela). Os dois vinham ganhando destaque e a preferência dos internautas e fãs da trama.
Mas desde o começo a novela não agrada, por conta de sua história confusa, polêmicas envolvendo o elenco, e as atuações um tanto constrangedoras. A impressão que passa, é que a novela foi feita às pressas (e realmente foi, já que inicialmente, Todas as Flores era a escolhida para o horário).
Carreira de sucesso
Sem dúvidas, Travessia deixará uma mancha na carreira vitoriosa de Glória Perez, que escreveu memoráveis sucessos como O Clone, Caminho das Índias, América, Salve Jorge, A Força Querer, entre tantos outros.
Até então, sua trama de menor público era Salve Jorge (2012), folhetim que registrou 34,0 pontos de média geral em São Paulo. Mas apesar de todos os problemas, a autora ainda conseguiu salvar a história de Théo e Morena, que reta final ultrapassava facilmente os 40 pontos de média.
Sucessora
Agora, a TV Globo concentra seus esforços em Terra Bruta, novela de Walcyr Carrasco, que pode ter a estreia novamente antecipada para abril, pegando carona na reta final do Big Brother Brasil. A expectativa é que o autor repita o sucesso de A Dona do Pedaço, que além do grande público, trouxe muitos anunciantes.