Apesar de não estar em um de seus melhores momentos na audiência, as tramas mexicanas continuam sendo um importante trunfo para o SBT, até mesmo para preencher sua programação. Em 2024, as produções da Televisa seguem garantida na grade em pelo menos três horários (16h30/17h30/18h30). Além disso, a emissora de Sílvio Santos renovou a parceria com a gigante mexicana por mais cinco anos.
O vínculo, que segue agora até 2028, garante exclusividade do SBT na exibição de tramas mexicanas na TV Aberta brasileira. No Streaming e a TV Paga, esses direitos ficam sob o guarda-chuva do Grupo Globo.
Atualmente, o SBT exibe três novelas mexicanas em sua programação, com audiências oscilando de 2 a 4 pontos na Grande São Paulo. Apesar disso, algumas tramas figuram entre as maiores médias da emissora, garantindo ao menos o terceiro lugar.
“A Televisa sempre foi parceira do SBT. Seguiremos caminhando juntos”, comentou Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT. Mas a fala acontece em um momento que as novelas vem sofrendo com grande desprestígio na programação, com cortes sem explicações, entre outros fatores, além do excesso de reprises.
Enquanto isso, o Globoplay segue lançando diversas tramas que nunca foram exibidas no Brasil, fato que vem gerando diversas comparações com as últimas escolhas da emissora de Sílvio Santos. Recentemente, “A Gata” e “Abismo de Paixão” retornaram a programação e geraram revolta entre os fãs que pedem produções inéditas.
Apesar disso tudo, o SBT segue sendo um importante parceiro para a Televisa, já que a rede de Sílvio Santos é a principal vitrine da emissora Mexicana aqui no Brasil. Globoplay e Viva alcançam um certo alcance nas redes sociais, mas em números não chegam nem perto do SBT consegue entregar.