Para tentar recuperar sua audiência do passado, ou pelo menos voltar a sonhar com a vice-liderança, o SBT tem investido cifras milionárias com a contratação de pessoal e criação de novas atrações. Mas uma novidade, nem tão nova assim, é quem vem roubando a cena nos consolidados da emissora ultimamente: o “Chaves”, seriado infantil mexicano produzido em 1973 e que vem desbancando os investimentos da emissora.
Nesta quarta-feira (12), a atração estrelada e criada por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), conquistou 3,7 pontos de média e 6,0% de participação total em share, garantindo o melhor resultado do SBT ao longo do dia inteiro. O desempenho acende alerta e mostram que a emissora pode estar nadando contra o desejo do público.
De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope na Grande São Paulo, o seriado conquistou mais audiência que as principais atrações da emissora, entre elas o “SBT Brasil” (3,6), “A Caverna Encantada” (3,0), “Programa do Ratinho” (3,0), “Fofocalizando” (2,8) e “Tá na Hora” (2,7).
Não é de hoje
Além disso, se engana quem acha que esse tipo de resultado foi observado apenas por conta do Campeonato Paulista exibido pela Record nesta quarta-feira (12). Dados consolidados do Kantar Ibope, mostram que o enlatado se consolidou como a segunda maior audiência diária do SBT com 3,81 pontos de média alcançados, até o momento, neste mês de fevereiro.
Com esse desempenho, “Chaves” perde apenas para o “Programa do Ratinho”, que acumula 3,97 pontos de média no período, e não figura como uma das novidades recentes na programação da emissora, contando com um público cativo em seu horário.
Acabaram sendo superados atrações como “SBT Brasil” (3,69), “A Caverna Encantada” (3,36), “Fofocalizando” (3,08) e “Tá na Hora” (3,06), principais investimentos da emissora atualmente.