SBT pretende lançar novo jornalístico para concorrer com “Brasil Urgente” e “Cidade Alerta”; novelas mexicanas mudariam de horário
O SBT vai apresentar profundas mudanças em sua programação no próximo ano. Há quem diga que será um “Novo SBT”. Diversas atrações vêm sendo ventiladas para compor a nova programação da emissora em 2024, entre elas o lançamento de dois programas de entretenimento e um telejornal policial, que seria lançado no seu fim de tarde, concorrendo diretamente com o “Brasil Urgente” e “Cidade Alerta”.
De acordo com informações divulgadas pelo Guigo Noveleiro, o telejornal que vem sendo desenvolvido, deverá ocupar a faixa das 16h45 às 19h45, entregando para o “SBT Brasil”. Caso se confirme, a atração disputará o mesmo público do “Brasil Urgente” e “Cidade Alerta”, que atualmente, respondem pelas maiores audiências da Band e Record, respectivamente. A Globo ganharia com isso tudo, já que iria sozinha exibir novelas no horário.
As novelas mexicanas seriam as maiores impactadas com as mudanças, já que seriam distribuídas em três horários ao longo da tarde, para uma plateia menor, já que o número de TV’s ligadas são inferiores entre 13h e 16h45. Neste modelo de programação, as tramas seriam exibidas nos seguintes horários: 13h; 14h15 e 15h30.
Há muito tempo o SBT tenta emplacar um telejornal em seu fim de tarde, mas sem tradição neste tipo de conteúdo e a falta de um nome forte, sempre foram empecilhos para consolidação desse projeto. O canal até tentou sondar nomes da concorrência, mas nenhum topou trocar o certo pelo duvidoso.
Em 2008, o canal de Sílvio Santos decidiu produzir uma nova versão do “Aqui Agora”, programa policial que fez sucesso nos anos 90. Mas o projeto acabou durando pouco mais de um mês e serviu só para relevar nomes como de Luiz Bacci.
Tentativas em vão
Já em 2013, o SBT voltou novamente com essa ideia e lançou o “SBT Notícias”, telejornal focado na prestação de serviço e comandado por Neila Medeiros. Apesar da campanha de divulgação, a apresentadora não era conhecida pelo público de São Paulo e seu informativo durou menos de dois meses no ar.
Desde então, as únicas coisas que funcionaram nos fins de tarde da emissora foram as atrações mexicanas, como novelas e o seriado infantil “Chaves”, que ficou no ar por mais de 30 anos no canal e depois de sua saída da programação, o SBT nunca mais foi o mesmo.