ter. jun 25th, 2024

A Globo anunciou na última quinta-feira (13), que não faria mais a transmissão do Festival de Parintins neste ano. Por meio de nota, a emissora carioca divulgou que não chegou a um acordo com a detentora dos direitos da festa, que é uma das maiores do país. Horas após o anúncio, o apresentador Sikêra Jr aproveitou seu tempo de TV paga desmentir alguns pontos que foram divulgados pela concorrente a imprensa.

Em seu programa, o “Novo Alerta”, o apresentou mostrou a notícia que foi publicada no Jornal O Globo, que dizia que a TV Globo havia cancelado a exibição da festa após não chegar a um acordo com a TV a Crítica, dona dos direitos de transmissão. Logo em seguida mostrou que a notícia não é bem do jeito que foi colocada na mídia.

“Vai botar na conta da gente, também essa?”, questionou o apresentador, que em seguida disse que a Globo nunca quis nenhum acordo com a TV a Crítica e sim, tomar os direitos de exibição do evento, que é transmitido pela emissora amazonense desde 2014 de forma integral.

Nos bastidores, de acordo com publicação da VEJA, um dos motivos para o não acordo foram as exigências feitas pela emissora carioca. Que teria irritado além da TV a Crítica, alguns patrocinadores antigos do maior festival folclórico do Brasil.

Mais tarde, em seu principal telejornal, o “A Crítica Notícia”, a emissora divulgou um editorial que reflete o real posicionamento da empresa diante dos fatos que foram colocados na mídia.

A emissora iniciou seu artigo dizendo que recebeu com surpresa, no mês passado, a notícia que a Globo iria exibir o festival. Desde então, mesmo pega de surpresa tentou viabilizar a divulgação da festa.

A TV Crítica alega ainda que fez uma generosa oferta para ceder de forma gratuita as imagens para serem transmitidas pela Globo.

“A CRÍTICA abriu mão de qualquer ganho financeiro extra, concordou também em ceder, de forma gratuita, toda a produção para gerar o sinal, arcando com todos os custos de sua estrutura técnica e a expertise dos mais de 120 profissionais envolvidos em nossa longa cobertura, para que o Grupo Globo fortalecesse ainda mais a divulgação do Festival Folclórico de Parintins, algo que tanto prezamos e lutamos há décadas”, diz a nota.

Mesmo diante dos esforços da emissora amazonense, não houve acordo momentâneo entre as empresas. Destacou que houve um bom tratamento por parte da direção nacional da TV Globo. “Valorizamos o respeito e a maneira digna com que as tratativas foram conduzidas, o que infelizmente não aconteceu em âmbito local”, conta.

Por fim, a emissora se posiciona dizendo que não fossem os atropelos, pressões e arroubos autoritários por parte dos envolvidos no Amazonas, se referindo a Rede Amazônica, a TV Crítica e Globo poderiam chegar a um acordo satisfatório para ambas as partes.

A Rede Amazônica não se posicionou sobre o assunto. Enquanto a TV a Crítica garantiu a transmissão do evento, que será exibido também no canal da emissora no YouTube.