Novembro terminou e os números consolidados do Kantar Ibope, mostram que a TV Globo e o SBT tiveram as maiores quedas para o mês, comparado com o mesmo período do ano passado. Enquanto a emissora carioca perdeu mais espectadores, a rede de Sílvio Santos teve o maior tombo, levando em conta a proporção de seus índices.

Apesar disso, o canal da família Marinho se manteve na liderança isolada com mais audiência que a soma de suas principais concorrentes. Já o SBT, segue afundado em uma crise e neste ano ficou mais próximo da Band, que dá vice-líder Record. A emissora dos Saad e de Edir Macedo, junto com a RedeTV!, demonstraram estabilidade em 2023.

Entre 7h e 23h59, a TV Globo obteve 13,1 pontos de média e 32% de participação em share na Grande São Paulo. O índice representa uma queda de 13%, comparado com novembro de 2022, quando cravou 15,1 pontos de média e 37% de participação. Em números absolutos, pouco mais de 423 mil pessoas abandonaram a programação do canal, ou seja, em um ano, a emissora perdeu em espectadores, quase o equivalente a população de Mogi das Cruzes, que de acordo com o último censo, tinha 449 mil habitantes.

A Record, mostrou uma certa estabilidade em seus índices ao registrar uma média mensal de 5,3 pontos e 13% de participação. No ano passado, o canal dos Bispos ficou com 5,4 de média. Apesar da oscilação negativa, a emissora viu sua diferença contra o SBT aumentar de 32% para 61%, praticamente o dobro.

Por falar na rede de Silvio Santos, que vem tentando desenhar uma programação mais competitiva em 2024, terá trabalho para recuperar terreno. Em novembro, o canal fechou com o seu pior desempenho da série histórica ao atingir 3,3 pontos de média e 8% de participação em share na Capital Paulista. O desempenho, representa um tombo de 20% comparado os 4,1 pontos, obtidos no mesmo período do ano passado.

O péssimo resultado do SBT fez a Band se aproximar, mesmo sem sair do lugar. A emissora do Morumbi manteve os mesmo 1,8 ponto observados em novembro de 2022, mas viu a diferença para o SBT recuar de 2,3 para 1,5 ponto apenas. A RedeTV! se manteve atrás da TV Cultura e conquistou o sexto lugar com 0,4 de média e 1,0% de share.

Deixe uma resposta