Streaming avança e TV Aberta perde audiência; confira o que o público assistiu em junho

Streaming avança e TV Aberta perde audiência; confira o que o público assistiu em junho

Apesar de a TV Aberta ainda dominar a audiência em todo país, é inegável que esse modo de assistir televisão com programação linear tem perdido cada vez mais força no Brasil. Dados consolidados do Kantar Ibope no mês de junho, mostram que as plataformas de streaming avançaram ainda mais e romperam a barreira dos 30% no Painel Nacional de Televisão (PNT).

Segundo o Instituto, a TV Aberta ficou com 61,0% de participação em todo país, mantendo a tendência de queda observadas em abril (62,3%) e maio (61,6%). Com isso, os serviços de streaming passaram a representar 49% do público dos canais abertos.

As plataformas de vídeos sob demanda, puxadas pelo crescimento do YouTube, registraram 30,1% de participação em share. O índice é maior que o registrado nos meses de abril (29,4%) e maio (29,7%). A TV Paga encerrou com 8,9% no período, apresentando crescimento mais modesto nos últimos três levantamentos.

O desempenho dos serviços de vídeo sob demanda, foram impulsionados pelo YouTube, única plataforma que apresentou crescimento de audiência nos últimos 30 dias. De acordo com números do Kantar Ibope, a gigante americana conquistou 18,1% de participação em share, ante 17,6% alcançado no levantamento anterior.

Ainda segundo o Ibope, o YouTube, sozinho, já alcança uma plateia que representa 57% de todo o público da TV Globo, maior emissora de TV do Brasil. Considerando outros serviços como Netflix (4,4%), TikTok (3,9%), Prime Vídeo (1,0%), Max (0,4%), Disney (0,3%) e outros (0,4%), o índice salta para 90%.

O Globoplay, plataforma de streaming do Grupo Globo, alcançou uma média de 1,3% e ficou em quarto lugar entre os seus concorrentes diretos.

Somente TV

Considerando apenas o consumo por meio de televisores, desconsiderando aparelhos móveis, games e outros. A TV Aberta ainda demonstra seu reinado com 70,8% de participação, contra 10,4% dos canais abertos e 18,9% do Streaming.

Neste recorte, o desempenho do YouTube cai para 11,3%; seguido pela Netflix (4,3%), Globoplay (1,2%), Prime Vídeo (1,0%), Outras (0,5%), Disney+ (0,3%) e Max (0,3%).

Deixe uma resposta