Sucesso incontestável de audiência no Brasil, onde elevou a média da TV Globo nos principais centros do país, “Pantanal” não conseguiu despertar o interesse dos portugueses. De acordo com dados consolidados do GFK, as duas primeiras semanas da novela, exibida pela SIC (parceira da Globo), registrou o pior índice da história, comparado com suas antecessoras do horário.
O folhetim, assinado por Bruno Luperí, registrou apenas 3,5 pontos de média em seus 12 primeiros capítulos. Uma queda de 27% nos índices, comparado ao mesmo período de “Bom Sucesso”, sua antecessora no horário, que anotou 4,8 pontos de média.
Até então, o recorde negativo pertencia a “Segundo Sol”, novela de João Emanuel Carneiro, que registrou 4,1 pontos de média em suas duas primeiras semanas de exibição. A novela depois conseguiu elevar um pouco e finalizou com 4,3 pontos de média geral.
Com 8,3 pontos de média, “A Guerreira”, nome dado a “Salve Jorge” no país, fica com o melhor início de todos, segundo o GFK, instituto que afere a audiência da Televisão em Portugal.