“Terra e Paixão” completa um mês sem dizer a que veio; folhetim tem o terceiro pior desempenho do horário

“Terra e Paixão” completa um mês sem dizer a que veio; folhetim tem o terceiro pior desempenho do horário

Nesta quinta-feira (8), a novela das nove da TV Globo, “Terra e Paixão”, completa um mês de exibição. Com 26 capítulos transmitidos, o folhetim de Walcyr Carrasco acumula apenas 24,4 pontos de média geral na Grande São Paulo, resultado que só deixa a frente das fracassadas “Travessia” (2022) e “Um Lugar ao Sol” (2021). Internamente, o clima é de esperança, que a trama consiga reagir e obtenha um bom resultado geral.

Com isso, “Fina Estampa” continua sendo a maior audiência da TV Globo na década. A reprise do folhetim de Aguinaldo Silva obteve 34,0 pontos de média em seu primeiro mês de exibição, no auge da pandemia e isolamento social, aliás, foi a única que alcançou médias acima 30 pontos.

Na sequência, os melhores desempenhos ficam para a reprise de “A Força do Querer” (2020), que anotou 29,0 pontos em seu primeiro mês, seguida por “Amor de Mãe” com 28,4 pontos. A reapresentação de “Império” cravou 28,0 pontos e superou o desempenho de “Pantanal” (27,3) no período.

Já na lanterna aparecem “Travessia” e “Um Lugar ao Sol” com 23,5 e 22,7 pontos de média, respectivamente. Com isso, a trama de Carrasco elevou apenas 4% os índices do horário, comparado com sua antecessora.

Mas é importante ressaltar que a novela continua apresentando índices crescentes de audiência e que vem animando a direção da emissora. Na última segunda (5) e terça-feira (6), a novela cravou seu melhor desempenho com 26,3 pontos de média em São Paulo.

Painel Nacional de Televisão

No PNT, o folhetim protagonizado por Bárbara Reis segue uma tendência parecida com São Paulo. Considerando as 15 regiões metropolitanas aferidas pelo Kantar Ibope, a trama registrou 24,2 pontos de média em seu primeiro mês de exibição, superando apenas “Travessia” (23,3) e “Um Lugar ao Sol” (21,5).

No cenário nacional, desde “Fina Estampa” a TV Globo não vê uma novela alcançar 30 pontos em seus primeiros capítulos. Em 2020, a trama de Aguinaldo Silva obteve 31,5 pontos no primeiro mês de exibição.

Na sequência aparecem “Amor de Mãe” (27,5), “Império” (27,0), “Pantanal” (26,4) e “A Força do Querer” (26,2), com médias superiores aos apresentados pelo folhetim rural de Walcyr.

Rio de Janeiro

Na Capital Fluminense é onde a novela apresenta um de seus melhores resultados. Por lá, sua média acumulada é de 27,5 pontos, desempenho 6% superior ao obtido por “Travessia” (26,0) no período, bem próxima está “Um Lugar ao Sol” (25,9) com apenas um décimo a menos.

Por lá, as duas maiores audiências da emissora trata-se de uma reprise, “Fina Estampa” e “Império”, com 34,3 e 31,3 pontos de média, respectivamente. O folhetim de Aguinaldo Silva foi o último a fazer uma estreia com médias acima dos 30 pontos, que supostamente seria a meta do horário.

“Amor de Mãe” aparece em terceiro lugar com 31,0 pontos de média, sendo seguida pela reprise de “A Força do Querer” (29,6) para depois chegar em “Pantanal” que obteve 29,3 pontos em seus 26 primeiros capítulos.

Deixe uma resposta