Sucesso no início dos anos 90, quando ganhou o título de ‘novela mais vista de todos os tempos’, a reprise de “Tieta” no “Vale a Pena Ver de Novo” segue demonstrando que está viva na memória dos brasileiros, se mostrando um dos grandes acertos da direção atual da Globo, que não encontrou um ritmo para suas produções mais recentes. Nesta quarta-feira (5), o folhetim estrelado por Betty Faria conquistou um novo recorde anual ao registrar seu melhor desempenho em 40 dias na Capital Paulista.
Segundo dados consolidados do Kantar Ibope, a trama, assinada por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, exibida entre 17h06 e 18h25, conquistou 17.5 pontos de média e chegou a picos de 21 pontos na Grande São Paulo, somando 35,6% de participação em share. Com esse resultado, a novela foi a mais sintonizada do dia na emissora carioca.
Para efeitos de comparação, a principal novela da emissora, “Mania de Você”, exibida na faixa das nove, apesar de ter alcançado uma média maior (21.6 pontos), teve a sintonia de apenas 34,9% dos lares com televisão ligada. O baixo rendimento se deu por conta da disputa como o Campeonato Paulista da Record.
Outras tramas também tiveram uma participação inferior ao folhetim produzido em 1989. “Garota do Momento”, mesmo recebendo em alta da reprise, conquistou 19,1 pontos de média e derrubou a participação da Globo para 35,4% em São Paulo.
O mesmo fenômeno ocorreu com “Volta por Cima”, que não conseguiu manter a proporcionalidade do público, mesmo obtendo 20.2 pontos de média consolidada. Índice que representou somente 34,3% dos lares com televisão ligada na Região Metropolitana da Capital Paulista.
Diante de seus concorrentes diretos, a vitória de “Tieta” foi ainda mais acachapante, registrando uma participação de 53%, quando considerado apenas seus concorrentes diretos no horário (canais abertos e fechados). Nesta condição, nem somando os 5,7 da Record; 3,2 do SBT; 2,5 e audiência obtida por todos os outros canais abertos e fechados seriam capazes de superar a trama.
Desde 27 de dezembro, em que consolidou 17,9 pontos de média, “Tieta” não havia alcançado uma média tão expressiva. Porém, desde a semana passada, quando bateu 17,4 pontos em três ocasiões seguidas, o folhetim tem demonstrado uma força surpreendente diante do público.
Comparado com as últimas quatro terças-feiras, “Tieta” apresentou um crescimento consistente de 11% em seus índices. Nas redes sociais, Aguinaldo Silva, um dos autores da obra, festejou os resultados do folhetim.