Após ensaiar uma recuperação em 2023, quando viu seu Market share atingir 43%, a TV Aberta acabou sendo superada pela internet nas projeções de investimentos do mercado em publicidade no segundo semestre deste ano. Esta é a primeira vez, desde o inicio da série histórica, que os anúncios online superam os canais abertos, mostrando uma tendência observada desde 2020, quando houve uma mudança de hábito no mercado de forma mais contundente.

De acordo com dados divulgados pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), a internet deve responder por 39,6% dos investimentos em publicidade no segundo semestre deste ano, enquanto a TV Aberta ficará com uma fatia correspondente a 37,4%.

Mas apesar da queda na participação, todos os segmentos do mercado viram suas verbas nominais crescerem, inclusive a TV Aberta. Isso porque, o aporte das empresas deve chegar a casa dos R$ 6 bilhões, índice 32% maior, comparado com os R$ 4,6 bi, investidos nos primeiros seis meses do ano.

No ranking anual, a TV Aberta mantém a liderança com 39,5% da verba investida em publicidade, porém, o cenário é que esse seja o último de seu reinado. A Internet ficou na vice-liderança com 38,2% dos investimentos e atingiu sua maior participação de mercado da história.

Para efeitos de comparação, em 2018, quando a internet começava a se popularizar como meio de comunicação, a TV Aberta tinha 58,3% do mercado, contra 17,7% dos serviços online.

Quando somado com os canais pagos, o segmento da televisão continua na liderança isolada com 44,7% de participação. Porém, a tendência é de queda, apesar de uma recuperação de espaço da TV Paga no mercado.

Deixe uma resposta