O canal Viva, do Grupo Globo, bateu o martelo e definiu qual trama irá substituir “América” na faixa das 23h. De acordo com informações divulgadas pelo O Globo, a emissora definiu que “Viver a Vida”, de Manoel Carlos, foi a escolhida para substituir o folhetim de Glória Perez, a partir de 22 de julho. A escolha da produção segue a tendência do canal em escolher tramas cada vez mais novas para serem reprisadas.

“Viver a Vida” foi a penúltima novela assinada por Manoel Carlos, antes de se aposentar. Exibida entre 2009 e 2010, a trama estrelada por Taís Araújo, interpretando a primeira e única Helena negra do autor, teve 209 capítulos e uma média geral de 36 pontos em São Paulo, considerados razoáveis para a época, que tinha meta de 40.

O folhetim girava em torno das histórias de Helena (Taís Araújo) e uma modelo que se torna tetraplegia após um acidente de carro, interpretada por Alline Moraes. O folhetim recebeu diversas opiniões positivas da crítica, elogiando a abordagem sensível de temas como deficiência física e superação, bem como a qualidade técnica da produção, incluindo fotografia e a trilha sonora. Luciana, personagem de Alline na trama, teve sua atuação exaltada pela crítica.

Apesar disso, a novela sofreu com duras críticas quanto a sua narrativa lenta, além de algumas tramas que foram consideradas dispensáveis ou pouco desenvolvidas. O folhetim de Manoel Carlos também não trouxe muitas novidades, comparado com outras novelas do autor, como “Páginas da Vida”, “Mulheres Apaixonadas” e “Laços de Família”, gerando a comparação dos espectadores.

De modo geral, “Viver a Vida” manteve índices estáveis de audiência, mostrando ter um público cativo, apesar das críticas.

Deixe uma resposta