Um em cada quatro espectadores migraram para o streaming aos domingos
O domingo, que chegou a ser considerado o principal dia para a TV Brasileira, sobretudo na disputa pela audiência, não avançou em novidades e vem sofrendo com a debandada do público para os serviços de streaming. De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope, no último domingo (9), 25,4% dos espectadores paulistas, abandonaram a programação linear das emissoras e optaram por assistir vídeos sob demanda na internet.
O resultado foi tão expressivo, que os serviços de streaming, entre eles o YouTube, voltou a empatar com a TV Globo na média 24 horas. Segundo o Instituto, ambos registraram 9,0 pontos de média, evidenciando uma grande mudança de hábito do espectador.
Essa mudança fica ainda mais evidente, quando comparamos a audiência registrada pelas emissoras em 2019. A Globo, por exemplo, viu seus índices desabarem 35% ao longo dos últimos cinco anos, enquanto Record e SBT acumulam queda de 33% no período.
Ontem (9), segundo dados da Kantar, apenas duas atrações da Globo conseguiram ultrapassar os dois dígitos de média, sendo exibidas apenas no horário nobre da emissora. Que é o caso do Domingão (14,0) e Fantástico (16,8). Nenhuma outra atração da casa alcançou os dois dígitos.
Enquanto isso, os serviços de streaming registravam altos índices desde o início do dia, alcançando uma média de 12,4 pontos, das 12h às 17h59, conquistando o primeiro lugar isolado. No horário nobre, atingiu 13,3 pontos.
Na média dia, das 7h às 23h59, os serviços sob demanda conquistaram média de 10,9 pontos, mesmo resultado alcançado pela Globo.