O Kantar Ibope divulgou nesta semana o relatório mensal de consumo de conteúdo audiovisual referente ao mês de dezembro em todo o país. Os números mostram um avanço no consumo de vídeos online, onde o YouTube segue como líder incontestável do segmento, garantindo quase um monopólio desta fatia do público que aumenta a cada ano.

Segundo dados divulgados pelo Instituto, responsável por aferir a audiência no Brasil, quando considerados todos os dispositivos, a TV Linear (canais abertos e fechados) foi a preferência de 68,4% do público, o patamar mais baixo da série histórica. Enquanto isso, as plataformas de vídeos online alcançaram expressivos 31,6% dos espectadores nas 15 regiões metropolitanas do país.

Entre os destaques de consumo de vídeos online está o YouTube, que manteve sua invencibilidade, sendo a preferência de 19,1% do público ao longo do último mês do ano. O índice representa 60% de toda a audiência alcançada por esse tipo de conteúdo.

Na segunda posição ficou a Netflix, com 4,6% de audiência e 14,6% da parcela do público que optou pelo streaming. Sucesso entre os dispositivos móveis, o TikTok garantiu a terceira colocação, com 4,5% e 14,2% de participação no segmento.

Para efeitos de comparação, a audiência alcançada pelo YouTube perde somente para a TV Globo, canal aberto que ainda detém a liderança isolada entre os produtores de conteúdo audiovisual. A emissora dos Marinhos foi a preferência de 32% do público no mês de dezembro.

Criado em 2005, o YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos onde os usuários podem fazer upload, assistir e interagir com vídeos. Atualmente, o site é o mais popular do segmento e nele é possível encontrar os mais variados conteúdos.

Por contar com planos gratuitos, a plataforma também se difere de suas principais concorrentes do segmento. A segunda colocada, Netflix, possui apenas conteúdos pagos, enquanto o TikTok possui maior aderência somente entre os dispositivos móveis, fatores que acabam prejudicando uma disputa mais acirrada.

Deixe uma resposta